segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Correndo os 15 km

- Ao soar o sinal de largada, inicie a corrida já controlando seu ritmo, respeitando seus limites. Deixe os mais apressados o ultrapassarem. Para este ano, são 20 mil pessoas no percurso. Tente se proteger dos eventuais empurrões, cotoveladas a atropelos do início da prova. O seu objetivo é terminar bem o difícil percurso, de muitos aclives e declives.
- Fique atento aos três quilômetros iniciais, trecho em descida, que vai da largada até o final da Consolação, para evitar problemas durante o percurso.
- Há seis postos de água bem distribuídos ao longo do percurso. O primeiro posto de água é perto do km 4, na Avenida São João. Beba água e, se estiver muito quente, use um outro copo para refrescar o corpo.
- A primeira subida da prova será no Elevado Costa e Silva, entre o km 4 e 5. Faça movimentos mais contínuos e rápidos com os braços.
- No início do Viaduto Pacaembu você atingiu a metade da prova. Até este momento a dica é a seguinte: mantenha o ritmo para não pagar o preço no final.
- Ao passar pelo Viaduto do Chá e atingir o km 12, você deve estar mais do que determinado a finalizar a prova e muito concentrado, já que está se aproximando da subida da Brigadeiro Luis Antonio, temida pela maioria dos participantes.
- Ao passar pelo km 13, você estará iniciando a subida da Brigadeiro Luis Antonio, que não é tão íngreme quanto parece. Concentre-se e lembre-se de que o braço é a locomotiva do corpo. Quanto mais rápido e coordenado movimentá-lo, mais leve será para subir.
- Você atingirá o km 14 ainda na Brigadeiro e entrará na Paulista faltando apenas 400 metros para o final. Comece a comemorar sua vitória por ter completado e vencido o desafio.

Cruzando a linha de chegada
- Caminhe calmamente até o final do funil dirigindo-se a um local de menor concentração de pessoas para se refrescar e se recuperar.
- Faça alongamentos e hidrate-se muito bem.
- Não se esqueça de vestir roupas secas para evitar problemas de saúde, pois o organismo está sensível e debilitado.

Nenhum comentário: