terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Guarde energia para o grande dia

No dia 31 de dezembro, será realizada a Corrida Internacional de São Silvestre, que terá a participação recorde de 20 mil inscritos. Se você pensa que é necessário correr o circuito da prova como parte da preparação, está enganado. Nesta fase final de treinamento, é preciso estar atento a alguns cuidados para não colocar toda a preparação em risco. Confira aqui algumas razões pelas quais você não deve fazer um simulado da São Silvestre no circuito oficial de 15 quilômetros.
- Perde o charme da prova. Não há nada mais emocionante do que a surpresa da festa, principalmente para quem corre pela primeira vez.
- A periodização do treino visa com que você atinja seu ápice no dia da São Silvestre. - Há um desgaste desnecessário ao treinar no horário da prova, devido ao calor nessa época do ano.
- Em toda prova pedestre oficial, o circuito é percorrido em asfalto. Ou seja, não se deve correr pela calçada. Você pode correr menos do que 15 quilômetros e ainda corre o risco de se lesionar por ter que subir e descer calçada, desviar de constantemente de pessoas, esperar o farol abrir ou se apressar para atravessar.
- Você não tem a segurança, porque o trânsito não está fechado. Por não estar bloqueado o circuito, você acaba não fazendo uma corrida contínua por causa dos faróis, dos pedestres, veículos e tudo mais.
- Você não se hidrata, porque não tem o suporte necessário. É prejudicial correr 15 km sem hidratação.
- No simulado, você está preocupado com os riscos que você deve ter e não com o ritmo da prova.
- A corrida tem que ser praticada em lugares que ofereçam segurança. Há um consenso mundial entre os corredores que, ao correr em locais com grande movimentação de veículos, você faça o percurso no sentido contrário ao dos carros, para não ser surpreendido por trás. Quando você faz o simulado no circuito oficial, em algumas partes do percurso você corre no sentido dos carros e não na contramão, como é recomendado para sua segurança. Você até poderia ter feito um simulado num percurso que oferecesse as mesmas dificuldades, mas numa distância menor (10 km) até quinze dias antes da prova, que é o tempo adequado para você ter uma boa recuperação e estar em boas condições para do dia da prova. Aí sim você poderia testar seu ritmo, a hidratação e reposição de carboidratos, o tênis, a roupa que vai utilizar, entre outros.

Nenhum comentário: