segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Cientista calcula limite da velocidade humana



Na prancheta é fácil.

Volta e meia, matemáticos, estatísticos, fisiologistas e médicos das mais diversas especialidades se lançam à produtiva tarefa de tentar calcular os limites humanos.

Qual é o máximo da velocidade, da resistência, da força? Até onde os recordes podem ir, se é que há limites para a capacidade humana?

O cientistas Mark Denny, que coordena o Laboratório de Biomecânica que leva seu nome na Universidade Stanford, decidiu verificar se há limites absolutos para a velocidade humana.

O cientista comparou as performances do homem com as de cães e cavalos de corrida, contando com gigantescas séries históricas: encontrou dados de velocidade de cães de corrida desde a década de 1920 e desde o século 19 para cavalos e humanos.

Concluiu que os animais aparentemente chegaram ao limite. Os tempos dos cães estão estacionados desde a década de 1970, e a velocidade dos cavalos não aumenta desde a década de 1940, para o Kentucky Derby, e desde 1970 em outras duas provas do hipismo norte-americano.
Quanto a nós, ainda há gordura para queimar, a crer nos cálculos de
Denny: nos 100 m, ele estabeleceu o limite em 9s48 (0s21 abaixo do atual recorde mundial estabelecido por Usain Bolt).

O cientista calcula que as mulheres podem baixar ainda 0s30 da marca de 10s49, estabelecida pela norte-americana Florence Griffith-Joyner há 20 anos.

Na maratona, o professor de Stanford é mais otimista que o atual recordista mundial, Haile Gebrselassie, que correu a prova em 2h03min59 em 28 de setembro passado, em Berlim. Denny acredita que algum homem ainda correrá os 42.195 metros em menos de duas horas.

Para ele, a marca atual deve cair entre 2min7 e 4min23 até o limite humano.
Para as mulheres, o limite está mais próximo, a crer nos cálculos do cientista.

Ele estabeleceu o limite humano em 2h12min41. Escreveu não leu, tá no papo para a inglesa Paula Radcliffe, que já correu em 2h15min25 em 2003.

Fica aqui o registro para que as futuras gerações façam suas comparações....

Fonte: Rodolfo Lucena, jornalista e corredor (enviado por Adriana Marmo, jornalista e corredora)
Foto: IAAF

2 comentários:

Anônimo disse...

Jajá usain bolt ultrapassa esse limite!!

Vini disse...

agora o Bolt ta a 0s10 do q axam q é o limite humano *----*