terça-feira, 19 de maio de 2009

Auxílio luxuoso


por Adriana Marmo


Foi um domingo de festa e valeu esperar tantos anos para conseguir correr os 10 km da Tribuna de Santos. Bati meu recorde pessoal: superei a distância em 57´12. Mas o bom resultado não foi sorte ou um mero acaso. Apostei firme na dupla treino + alimentação e contei com o auxílio luxuoso de várias pessoas. É claro que o astral da prova também deu um empurrão.

Esta 24ª edição da tradicional corrida da baixada santista teve uma inovação muito bacana: os supercoelhos, atletas de elite que puxaram ritmos variados. Para mim foi uma alegria (e uma boa dose de tietagem) correr os dois primeiros quilômetros com os olhos grudados no boné preto e amarelo do Vanderlei Cordeiro. Mas, na quarta-feira anterior a este domingo tive o meu supercoelho particular. O Nilton Maia se ofereceu para me acompanhar em meu último tiro de mil. Topei na hora. Ele foi falando o tempo todo: “olhe para frente”, “esqueça o relógio, ouça o seu corpo”, “não pense, deixe o seu corpo levar a sua mente”. Além de fazer o tiro em 4´59, um tempo impensável para mim, todas as frases ditas por ele naquela manhã viraram uma espécie de mantra nos dois quilômetros finais da corrida, que não por acaso foram os mais rápidos. Valeu, amigo!

Ao cruzar a linha de chegada eu estava ótima como nunca me senti em outra corrida. É que há pouco mais de dois meses passei a comer mais e melhor, conforme as orientações do nutricionista Faissal Kabab, que de tão apaixonado que é pelo que faz me ligou no sábado para combinarmos os últimos detalhes da minha alimentação e ainda fez questão de, no domingo, estar na linha de chegada para comemorar a nossa vitória. Assim como lá estava o Wanderlei de Oliveira, que ao lado da Monica Peralta, é outro de quem tenho um auxílio luxuosíssimo há mais de dez anos. Até minha irmã, que tem maratona abaixo das 4 horas, estava lá e ficou toda pimpona com o meu tempo.

Enquanto esperávamos a premiação, aproveitei para tietar os atletas que passavam e paravam para “pedir a benção” ao Wanderlei. Um deles foi o angolano João N’tyamba, tricampeão consecutivo da prova e este ano um dos ilustres ritmistas. Naquela hora me lembrei que até com o auxílio dele eu já pude contar há cerca de dois anos. Estávamos na pista do Constâncio fazendo alongamento depois de um treino e eu reclamava para a Mônica de uma dorzinha na lombar. Ele ouviu e me ensinou a fazer um alongamento megamaluco cheio de torções que eu nem consigo reproduzir. Acompanhei com certo medo e até senti um estalo, mas a tal dorzinha sumiu para sempre.

Eu e minha amiga Sirlei, que começou a correr há quase um ano e é uma das mais entusiasmadas que conheço, voltamos para São Paulo felizes e orgulhosas (ela também bateu seu recorde pessoal), prontas para encarar nossa maratona semanal de organizar a vida de filhos, marido, animais de pequeno porte, trabalho e treinos. E depois ainda dizem que corrida é um esporte individual.
________________
* Adriana Marmo é maratonista, jornalista e editora da revista Manequim, da Abril

crédito foto: Patrícia Vismara

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Adriana!!! Você merece encontrou o seu caminho para o sucesso. Toda a sua dedicação, entusiasmo e alegria.

Com Carinho
Profª Mônica Peralta