quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Começa a corrida para o ouro



Pequim já faz parte da história dos Jogos Olímpicos. Foi um sucesso.

Foram disputadas 302 medalhas de ouro distribuídas em 41 modalidades esportivas. O atletismo é o esporte com o maior número de medalhas de ouro, 47 no total. A natação com 34 medalhas de ouro foi o segundo esporte e na terceira colocação com 15 medalhas de ouro para cada um o halterofilismo e o tiro. Na última colocação o beisebol e softbol que disputaram apenas uma medalha de ouro.

A tecnologia esteve presente em todas as modalidades esportivas, mas o que se fez valer foi o planejamento específico visando o ciclo olímpico de quatro anos, haja visto os quarenta e três recordes mundiais estabelecidos nos Jogos Olímpicos de Pequim. Isto mostra que os atletas que atingiram seu ápice na data prevista – realizaram o trabalho de forma correta.

Em nosso país, temos profissionais que provaram sua competência através do resultado de seus atletas com a conquista de duas medalhas de ouro:

- o Nélio Alfano Moura, 45 anos, ex-saltador de triplo e Tânia Fernandes de Paula, 44 anos, ex-heptatleta são técnicos da Maurren Higa Maggi, 32 anos e do Irving Saladino, 25 anos, ambos com a inédita medalha de ouro no salto em distância; e o José Roberto Guimarães, 54 anos, ex-jogador de vôlei, é técnico da seleção brasileira de feminina de vôlei que conquistou a também inédita medalha de ouro. Guimarães foi medalha de ouro com o vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 na Espanha. Saladino é panamenho e mora no Brasil desde 2006, nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 nem sequer se classificou no salto e m distância.

Onde está o ouro?
Com três medalhas de ouro o Brasil se posicionou na vigésima terceira colocação atrás da Etiópia com 4 medalhas de ouro (18ª. colocação), do Quênia com 5 medalhas de ouro (15ª.colocação) e da Jamaica com 6 medalhas de ouro (13ª. colocação), todas conquistadas no atletismo.

A China garimpou 51 medalhas de ouro, os Estados Unidos 36 e a Rússia 23, classificando-se respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugar. Na quarta posição a Grã-Bretanha com 19 medalhas de ouro iniciou o ciclo olímpico. Faltam quatro anos para a trigésima edição dos Jogos Olímpicos da era moderna que será realizado em Londres em 2012, no Reino Unido.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: