sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Síndrome da gordura pós-matrimonial


Parece uma sina. Mas todo jovem casal esta marcado para entrar na “síndrome da gordura pós-matrimonial”. Se não começar na “Lua de Mel”, regada a champanhe, vinhos, cervejas, chopes... saideira... uísque. Se sobrar o bolo do casamento, a nova sogra embrulha para viagem, pois sempre acha que seu “filhinho está muito magrinho” e precisa comer mais para ficar mais forte.

No período clássico do renascimento, no início da Idade Moderna, século XIV, na Itália, que se propagou pela Europa até o século XVI, as figuras retratadas nos quadros eram de pessoas com mais gordinhas.

Uma tonelada por ano de alimentos
A capacidade média do estômago de uma pessoa normal é de dois litros de alimentos. Esse órgão pode de contrair ou se dilatar como uma sanfona de acordo com a necessidade.
Uma pessoa consome em média uma tonelada de alimentos por ano (O Guia dos Curiosos, Marcelo Duarte).

Diga-me com quem andas que direis quem tu és
O Doutor Valmir Coutinho, endocrinologista e professor do curso de pós-graduação da PUC do Rio de Janeiro, preocupado com os altos índices de colesterol em crianças e adultos, iniciou uma campanha de conscientização sobre os hábitos alimentares do brasileiro associados com atividade física. Segundo o médico, o meio em que vivem as crianças tem grande influência na formação de novos obesos; os remédios de emagrecimento têm um efeito imediato, mas podem acarretar sérios riscos para a saúde a médio e longo prazo. O ideal, e mais seguro, é a reeducação alimentar e a prática diária, ou no mínimo de quatro vezes por semana com exercícios aeróbios, sempre orientados por profissionais da saúde, como médicos, nutricionistas e professores de educação física especializados, confirme afirma o professor-doutor Valmir Coutinho.

Wanderlei de Oliveira

Imagem: quadro do pintor holandês Rembrandt

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi WO,
Eu não faria sucesso nenhum nesta época, já que nem de longe fico gordinho...
Sinais dos tempos!
Harry