segunda-feira, 23 de junho de 2008

Brasileiro e queniana vencem o VII Circuito Montanholi


Neste sábado, 21 de junho, foi realizada a 7ª Meia Maratona Montanholi (Circuito Montanholi 2008) com muito arrojo e ousadia daqueles que decidiram enfrentar as montanhas ao redor do sitio Santa Clara no município de Morungaba (103 km de São Paulo). Um dia de muitas surpresas.

No primeiro dia do inverno brasileiro, o Circuito Montanholi recebeu seus competidores a partir das 7h30 da manhã com um grande café da manhã. Marca registrada do anfitrião, José Carlos Romanholi.

Amigos revendo amigos de corridas que se confraternizam na manhã de Morungaba. A primeira surpresa é estarmos circulando entre quatro quenianos (Annie Cheptanui, Salina Jebet, Paul Kipkemei Kipkorir e Rotich Philemon, acompanhados do manager Moacir Marconi, conhecido por Coquinho) que foram exclusivamente para competir nas montanhas do local.

Após o café, atletas de elite, atletas Run For Life entre outras equipes participantes, homens, mulheres e crianças foram fazer o alongamento/aquecimento com a professora Monica Peralta da RFL, que preparou o grupo para enfrentar a longa jornada.

No Montanholi 2008, havia pessoas de todas as idades com o firme propósito do desafio de correr 21,1 km, 14,2 km e 9,2 km. Uma competição, segundo atletas experientes, das mais bem organizadas do Brasil, em cross-country.

A corrida
Ao apito inicial, todos os corredores se posicionaram no pórtico do relógio, onde estava a primeira esteira de cronometragem (que na realizada registrou o tempo final dos atletas). A largada foi numa subida de 800 metros, em que os competidores já iniciavam em aclive.

A Polícia Militar e organização acompanharam os atletas da ponta liderados por um pelotão inicial de quenianos e brasileiros. Ao longo do percurso várias ambulâncias apostos e garçons servindo água para os corredores. Infra-estrutura invejável.

Os atletas da elite imprimiram um ritmo impressionante para uma corrida com desafios tão fortes que nem pareciam humanos. No início havia um pequeno grupo mas do meio pra frente a liderança foi sendo alternada e nos últimos quilômetros, Israel dos Anjos, atleta independente de Atibaia (SP), aumentou o ritmo e venceu a corrida em 1h12min56seg em honra dos brasileiros.

O queniano Paul Kipkemei Kipkorir veio na seqüência concluindo a prova em 1h14min28seg, perseguido pelo compatriota Rotich Philemon em 1h14min39seg.

Entre as mulheres venceu a queniana Annie Cheptanui com o tempo de 1h21min20seg. Aliás, ela não só venceu a prova como bateu todos os recordes sugeridos pela organização, levando R$ 6.000,00 pela conquista ao todo, já que no masculino não houve quebra de recorde conforme o proposto (abaixo de 1h10).

“A prova foi fantástica, não tivemos grandes problemas. É uma satisfação receber todos os competidores no Circuito Montanholi. Esperamos realizar o Circuito Montanholi 2009 no terceiro sábado de junho, novamente, com muita festa e quebras de recorde”, comentou José Carlos Romanholi ao final da competição.

Veja o link das fotos do circuito feitas por Antonio Ponzini
Parte 1
http://picasaweb.google.com/acponzini/MeiaMaratonaMontanholi2008Parte1
Parte 2
http://picasaweb.google.com/acponzini/MeiaMaratonaMontanholi2008Parte2
Parte 3
http://picasaweb.google.com.br/fparadizo/CircuitoMontanholi2008

Arnaldo de Sousa, jornalista e corredor
Fotos: Antonio Ponzini e Fernanda Paradizo

Nenhum comentário: