domingo, 8 de junho de 2008

Tirunesh Dibaba bate recorde mundial nos 5.000 com 14:11”15



A etíope de 23 anos Tirunesh Dibaba bateu o recorde mundial nos 5.000 metros feminino em Oslo, na Noruega neste sábado com o tempo de 14min11seg15milésimos e disse: “eu poderia correr mais forte”, no final da competição.

Na corrida, até a sexta volta era liderada pela russa Anna Alminova (passando 1.000m a 2:48”08; 2.000 5:43”64). Tirunesh Dibaba acompanhada por sua irmã Ejegayehu Dibaba e da queniana Lucy Wangui, estava bem claro quem eram as competidoras entre 15 concorrentes.

Ejegayehu passou a liderar a corrida nos 3000m (8:38”83), mas logo que essa marca foi atingida Tirunesh passou para a frente se apercebeu que elas estavam três segundo cima do registro de horário. Um quilómetro depois ao ritmo de 11”28.44 Dibada já estava realmente na competição

"A minha irmã estava dizendo que eu podia fazer isso (quebrar o recorde mundial)", disse Dibaba, "que estou na minha melhor forma. Eu podia ver que eu estava fora do ritmo após os primeiros 3 km, e por isso me empurraram para a frente. "
"Eu não estava esperando tal recorde, mas é muito importante para mim. Foi o meu sonho quebrar um recorde mundial de alta qualidade. Deus ajudou-me hoje para conseguir algo especial. "

Após os recordes conquistados neste sábado, Dibaba tem mais duas competidoras, que chegaram nas primeiras colocações do Quênia e estão figurando entre as três primeiras. A briga pela medalha olímpica, Etiópia estão rivalizando em termos. Vamos ver se mais esse recorde dure até o as Olimpíadas.

Ranking da IAAF:
1 – Tirunesh Dibaba (Etiópia) – 14:11”15
2- Lucy Kabuu Wanqui (Quênia) – 14:33”49
3- Ejegayehu Dibaba (Etiópia) – 14:36”78
Arnaldo de Sousa, Jornalista e Corredor
Texto e foto: IAAF

Nenhum comentário: