segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Uma prova diferente - um segundo mais rápido na segunda metade


A princípio eu não estava inscrita nos 10km Samsung/Zumbi dos Palmares. A Ana Luiza dos Anjos Garcez – Aninal - estava inscrita e não correria, pois não estaria em São Paulo. Acabei por aceitar a inscrição dela, já que ficaria esperando o Wanderlei no dia da prova. Treinamos normalmente na sexta pela manhã. Até tentei combinar algo com o Valdomiro Cocato – Dodô –, mas ele deixou bem claro que no dia da prova gosta de ficar sozinho e ficar muito concentrado.

Após o treino, fomos pegar os kits juntamente com o Francisco, da Federação, e encontramos o Felix. Consegui trocar para o meu nome com muita tranqüilidade. Foi só apresentar o documento e preencher a ficha com os meus dados. Não levou mais que 5 minutos. Fica aqui a dica para aqueles que correm “clandestinamente”. É só procurar alguém da organização.

Pra ser bem sincera queria fazer algo abaixo de 45min, então tentaria sair em um ritmo que fosse confortável, em torno de 4:28 por km até porque não sou fã desse percurso, mas vamos lá pra ver o que dá. Encararia como um treino.

Saímos de casa no horário de sempre e não é que encontramos o Dodô no ponto de ônibus? No carro fomos falando sobre as várias competições que ele já realizou com quase 70 anos, que, quando a pessoa é competitiva, ao colocar o número do peito, vai pra fazer o seu melhor – sempre. Chegamos ao Constâncio Vaz Guimarães como combinado com o grupo e ele ficou alongando, aquecendo de canto, em silêncio.

Tudo pronto e fomos para a largada. Pude ver algumas mulheres que correram os 5 Km do Circuito Vênus. Bom, não estava sozinha. Se lá eu consegui fazer para 22min com areia, saindo forte e com calor... De qualquer maneira já estava no lucro, pois achei que minha temporada 2008 terminaria com o resultado de 1h35m na Meia Maratona Internacional de Buenos Aires, que aconteceu em setembro.

Fiquei de olho pra ver onde estava o Dodô e, com tanta experiência, tentaria correr com ele ou próximo dele, até porque meus treinos têm sido no grupo com ele. Deu a largada. No começo estava bem difícil tentar encaixar qualquer ritmo, e olha que saímos no grupo de ELITE B. Quando de repente vi o Judimar na minha frente. Ele tentou falar algo para que eu continuasse e eu bem que tentei incentivá-lo: “Sem choro Judi. Vamos assim que dá”. Quando consegui ver o 1º km, estava 4:30. Vi o Alcides logo à frente e ficamos correndo lado a lado. No 2º km avistei o Francisco. Chegamos perto e o Alcides gritou ao seu ouvido: “Pis-ta” e lá fomos nós. Já conseguia ver o Dodô bem próximo antes de terminar a República do Líbano. O Francisco ficou um pouco mais atrás e fui com o Alcides. Até sugeri que o Alcides fosse embora, mas ele comentou que estava machucado e ficamos ali, praticamente a prova inteira juntos. Oscilava entre 4:27 / 4:25 por km. Quando passamos pelo 5º km vi a marca de 22:05. Ótimo. Já daria para 44min se conseguisse manter esse ritmo.

A minha característica em provas é sempre sair um pouco mais forte no começo, já que meu ritmo vai cair um pouco entre o 7º / 8º, mai no final a média é sempre a que está na planilha. E dessa vez quis fazer diferente. Como essa prova não estava no meu planejamento, resolvi fazer consciente. Sair mais devagar e tentar segurar até o final o mesmo ritmo.

E não é que deu certo? Encontramos o Nilton, e até pensei em falar algo do tipo “vamos terminar juntos”, mas só conseguia pensar na chegada. Meu último km foi 4:23 e fechei para 44:09 líquido. Consegui fazer a 2ª parte da corrida para 22:04. Um segundo mais rápido que a primeira parte da prova e nesse percurso...

E o Dodô? O Dodô fechou para 43:39 e foi o 1º da categoria M65-69. Parabéns pelo excelente resultado. Tenho muito a aprender com você. Obrigada pela força que tem nos dado e mostrado nos treinos.

Parabéns ao Francisco por ter feito 45:22 nesse percurso. Esse foi seu recorde pessoal. Parabéns pela sua evolução e pela sua determinação. Ele também tem estado no meu grupo de treino.

Parabéns a todos os atletas Run For Life!!!


3 comentários:

Anônimo disse...

Saber correr no ritmo é uma das qualidades para se ter sucesso nas provas de média e longa distância.

Na mesma prova passei os 5 K em 21min05 e fechei com 42min11. Ou seja, 21m06 na segunda etapa do circuito que tem muitas subidas.

Corra em busca de seus sonhos.

Wanderlei de Oliveira

Jacke Gense disse...

Parabéns Patty!
Esse seu depoimento só reforça o quanto é boa no que faz!

bjs Jacke

Reinaldo disse...

Meus parabéns Paty! Sempre determinada. Bjs