segunda-feira, 9 de março de 2009

Corrida só para mulheres

Público feminino comemora Dia Internacional da Mulher correndo

No dia 8 de março, cerca de 4 mil mulheres participaram da abertura do Circuito Vênus, corrida realizada mas distâncias de 5 e 10 quilôemtros, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A competição o Jockey Club de São Paulo, que abriu as portas de toda sua estrutura para receber o público feminino, que compareceu em peso ao evento.

Na prova de 5 km, a campeã foi Maria Cristina Vaqueiro Rodrigues, que dominou a competição de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada em 19min03s, apenas 5 segundos à frente de Débora Regina Gomes Ferraz, que ficou na 2ª colocação, com 19min09s. A 3ª colocada foi Jucimara Feliz dos Santos, com 19min18s. Com a vitória, Maria Cristina faturou seu segundo título no Circuito Vênus, uma vez que a atleta foi campeã da última etapa de 2008 na distância de 10 km. “Como já havia vencido a distância maior no ano passado, preferi correr os 5 km. Esse evento é uma curtição e foi bem gostoso festejá-lo com uma vitória. É uma corrida que agrada tanto às atletas profissionais quanto àquelas que estão iniciando. Por isso todas saem daqui realizadas”, diz a atleta.

Quem ficou com o título dos 10 km foi Elizabeth Esteves de Souza,
que assumiu a liderança no 6º quilômetro e fechou o percurso
em 37min39s. Cristina de Carvalho, que liderou boa parte da prova, chegou em 2º lugar, com o tempo de 38min06s. A 3ª colocada foi Juliana Gomes dos Santos, medalha de ouro nos 1.500 metros dos Jogos Pan-americanos do Rio e esposa do bicampeão da Maratona de Nova York Marílson Gomes dos Santos, que prestigiou o evento. “Essa distância é totalmente oposta à minha especialidade, que é de 800 e 1.500 metros. Mas esse é um período de treinamento em que estou rodando bastante e quis muito participar. Eu gosto de entrar em provas assim, ainda mais num dia tão especial. E iniciar o Dia da Mulher correndo foi muito gostoso”, comenta Juliana, que cruzou a linha de chegada em 38min17s. Dessa vez, Marílson Gomes dos Santos, que deu a largada oficial da prova, ficou apenas na torcida e elogiou a grande quantidade de mulheres no evento. “São mais de 4 mil mulheres correndo. Elas estão conquistando cada vez mais espaço na corrida e é bem bacana ver isso acontecer”, diz Marílson, que se recupera de uma lesão e ainda não tem data certa de retorno às competições.

Entre tantas atletas presente no evento, destaque para ex-jogadora de basquete Hortência, que também compareceu ao evento e participou da prova de 5 km, Para a eterna rainha do basquete brasileiro, que corre regularmente para manter a forma, entrar numa prova sem a obrigação de competir é muito bom. “Vim aqui para me divertir e comemorar o Dia das Mulheres”, diz Hortência, que finalizou o percurso de 5 km em 35 minutos.

A próxima etapa do Circuito Vênus acontece na cidade do Rio de Janeiro, no dia 26 de abril. Estão programadas mais duas etapas do evento (uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro para o mês de novembro.

Informações: http://www.circuitovenus.com.br/

Texto e foto: Fernanda Paradizo

Nenhum comentário: