sexta-feira, 20 de março de 2009

Uma prova pra lá de Especial




Circuito Vênus 2009




Eu me inscrevi na prova mais pela festa que ela proporciona, pelo encontro de amigas corredoras, caminhantes e até mesmo pelas minhas amigas estreantes... É uma prova diferente, e desta vez ainda mais especial pela comemoração do dia internacional das mulheres. Mesmo com o forte calor, tudo estava perfeito. Posicionamento por tempo, largada no horário, gente bonita, mulheres felizes por fazerem parte do evento, e acima de tudo, o respeito pela próxima. Nada de tumultos, uma prova bonita de se ver e fazer. Pude encontrar muitas pessoas queridas e o que mais me deixou feliz depois de ter ido embora, foi encontrar a mensagem da minha professora de inglês no meu celular “Estou na corrida Circuito Vênus. You would be proud of me. Feliz dia – ILona Marta”. Uma pena não tê-la encontrado na prova. Mais fica aqui registrado o quanto ela é querida, guerreira, uma mulher que possui uma família maravilhosa e acima de tudo uma vencedora por tudo que passou – venceu o câncer. Ela estava linda na prova com o seu marido Gabriel e sua filha Beatriz sempre dando força e incentivando-a.

Eu participei de todas as etapas. São 3 etapas, sendo 2 em São Paulo e 1 no Rio de Janeiro. Na primeira etapa de 2008 que aconteceu em março (09/03) corri os 10km para 45:24 (14ª geral) e na terceira etapa em novembro (16/11) decidi fazer os 5km para incentivar minha amiga Barbara Gomes a fazer sua primeira prova de 5km. O objetivo dela era fazer os 5km em 30min. Ela completou os 5km em 30:21. Fiquei muito feliz com o seu resultado. Nesse dia acabei saindo forte nos primeiros quilometros e senti dificuldade em manter o ritmo até o final da prova. Fechei com o tempo de 22:32 e a 7ª na geral. A surpresa não ficou só no resultado da Barbara nos 5Km, e sim na sua gravidez. Ela já estava grávida de 4 semanas quando correu, só que não sabia. Para essa primeira etapa de 2009, a Barbara até estava inscrita só que preferiu ficar na torcida. Ela acabou de entrar no 5ª mês de gestação e espera um menino.

Eu tinha feito um treino de ritmo no asfalto na semana anterior a prova para 4:26 p/km e tentaria correr próximo a esse tempo, mesmo sabendo que o percurso exigiria um pouco mais. Uma parte da prova acontece em areia – próximo ao muro da Marginal Pinheiros. E deu certo. Corri exatamente o que estava na minha planilha. Uma média de 4:31 p/km o que resultou 22:31, 12ª na geral e 1 segundo mais rápido que a etapa de novembro/08.

Gostaria de também parabenizar todas as mulheres que participaram. Parabenizar toda a organização pela belíssima prova, toda a sua estrutura com o seu diferencial – yoga, massagens, palestras.

Para aquelas que por algum motivo não puderam participar, espero vê-las na próxima etapa que acontecerá no dia 14/Novembro. É uma prova que vale a pena!!!

Patricia Vismara – Publicitária e corredora

Foto crédito: Fernanda Paradizo
Foto ILona Marta com seu marido Gabriel e sua filha Beatriz

Um comentário:

Anônimo disse...

Paty

Parabéns pela matéria, ficou muito bacana.

Abç

Paulo Coutinho