quarta-feira, 11 de março de 2009

Ritmo, harmonia, evolução.


O carnaval já passou. Os ensinamentos podem ser transferidos para o atletismo de competição. Para que uma escola de samba se torne campeã, são necessários vários ensaios.
No atletismo, muitos treinos.
Para tudo estar afinado e sair conforme o planejado no dia do desfile ou competição temos que ficar atentos ao ritmo para cruzar os 800 metros de pista do Sambódromo. Os integrantes da escola têm que ter harmonia com o samba-enredo, bateria, para que haja uma evolução – perfeita.
Hoje na pista do Centro de Excelência em Atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, realizamos as repetições de 1.000 metros. O treino fracionado, que é um método moderno de treinamento, onde se estabelece à distância a ser percorrida e os tempos de passagens por 500 metros.
É um excelente treino para se trabalhar com monitor cardíaco como auxílio no controle da freqüência cardíaca e ritmo de corrida.
O melhor indicativo de sua atual condição física: - sempre será o seu desempenho nos treinos.
Observe o seu comportamento no treino fracionado de 1.000 metros.
· Se você iniciar muito rápido, corre o risco de parar nas próximas séries.
· Caso esteja correndo mais rápido em treino (tempo real) do que nas provas, é sinal de que esta fazendo algo errado (verifique o tempo estipulado e consulte seu técnico).
· Conduza o seu treino com inteligência, em temperaturas altas e umidade relativa do ar superior a 80%, como esta manhã, são fatores determinantes para uma possível queda no rendimento.

Saber correr é uma questão de estratégia e planejamento.

Wanderlei de Oliveira
Foto: Mocidade Alegre - Campeã do Carnaval de São Paulo 2009

Nenhum comentário: