terça-feira, 22 de julho de 2008

O prazer de viver




Na entrevista do maître maratonista Oswaldo Silveira concedida ao programa “Ciranda da Vida” onde a entrevistadora, uma psicóloga lhe perguntou qual sua fonte de inspiração? Sem titubear o senhor Oswaldo respondeu “o prazer de viver”, “ter perspectiva de vida” e “viver com qualidade”, “servir ao próximo”.

Sábias palavras desse filósofo que sabe realmente viver a vida, que em oito participações dos 10 K da Tribuna em Santos, considerada a prova mais rápida do Brasil, foi o vencedor por cinco vezes e chegou na segunda colocação nas outras três.

Uma excelente média para um homem de 78 anos que não se sente satisfeito por ter completado a última edição dos 10 K em 50 minutos. “Podia ter ido melhor se não me atrapalhasse na largada” afirmou ao término da prova. Em novembro de 2007 foi o segundo colocado na Maratona de Nova York com direito a homenagem do Clube de Corredores de Nova York – NYRRC.

Estou melhorando a cada ano
É interessante ouvir isso de um jovem atleta que acaba de completar 20 anos de treinos ininterruptos. A cada dois meses ele participa de competições de 5.000 metros ou do time-trial de 5 K. Em março do ano passado, ele completava a distância em 22min26seg.

Um ano depois no dia 16 de março concluía em 21min39seg e apenas quatro meses após no dia 07 de julho estabelecia em treino seu melhor resultado em 20min59seg. A idade deste jovem, hoje é de 67 anos. Se alguém lhe perguntar qual o seu nome, ele diz: Paulo, por economia. Para os amigos do atletismo é o popular “Dodô”. Seu verdadeiro nome é Valdomiro Paulo Cocato.

Corri bem, mesmo no calor de 42 graus!
Em tempo das festividades dos 100 anos de imigração dos japoneses no Brasil, uma nissei é o símbolo desse povo de garra, determinação, disciplina. A famosa Mítico Nakatani, de 75 anos, campeã do mundo na maratona (42.195 metros), recordista brasileira em várias provas é um exemplo de persistência.

No 14º. Campeonato Brasileiro de Atletismo Máster realizado de 17 a 19 de julho na Vila Olímpica de Manaus, no Amazonas, nem o intenso calor de 42 graus e problemas intestinais a impediram de correr os 10 mil metros em pista para 65 minutos, os 8 quilômetros de cross-country com direito a pular valas e subir morros com o tempo de 43 minutos e para fechar com chave de ouro os 3 quilômetros de marcha atlética em 21 minutos. Em todas as provas ela conquistou a medalha de ouro e o título de Campeã Brasileira Máster.

Esses atletas são exemplos de que com um trabalho sério, planejado, organizado – é possível evoluir sempre com saúde e qualidade de vida.

Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Vicent Sobrinho disse...

A Mitiko é um dos maiores exemplos que vi no atletismo. Uma heroina! É um patrimônio no coração de cada corredor da Run for Life e de cada brasileiro que tem o prazer de conhecer a delicadeza e força dessa japonezinha tão querida. Parabéns Mitikinha.. você é 100!
bjs