sábado, 10 de janeiro de 2009

Animal é campeã máster na Meia da Disney



A ex-menina de rua Ana Luíza dos Anjos Garcez, a Animal, foi campeã máster na Meia maratona da Disney, realizada neste sábado, dia 10 de janeiro, em Orlando.
A atleta, de 46 anos, finalizou os 21 km em 1h31min38s e conseguiu o título que escapou das suas mãos em 2007, quando foi a segunda melhor atleta máster na mesma prova e campeã na categoria 40-44 anos depois de liderar a prova por 15 quilômetros.
Ana, que foi para a Disney com a estratégia de correr a meia de forma um pouco mais tranquila e progressiva, já que teve sua preparação para a competição prejudicada depois de uma lesão no joelho que a deixou três semanas parada e em tratamento intensivo, cumpriu à risca o que foi determinado pela seu técnico Wanderlei de Oliveira, da Run For Life, mesmo correndo sem relógio.
"Não gosto de correr de relógio. Isso me atrapalha. Tentei correr os 5 km bem tranqüila. Comecei a primeira milha um pouco forte e perguntei para dois brasileiros em que ritmo estávamos. Eles me disseram que eu estava fora do ritmo. Diminuí e fui aumentando aos poucos durante a prova. Cheguei inteira", diz a campeã, que passou os 10 km para 44min25s, disputando a primeira posição com a também atleta máster Jacqueline Firth, de 44 anos, da Inglaterra.
"Não sabia que ela era da minha categoria. Corri bastante tempo com ela. Na milha 8, eu estava me sentindo bem e fui embora." Em 2007, Ana ficou emocionada ao entrar na metade da prova no Magic Kingdom e ver os personagens da Disney perfilados na porta do Castelo da Cinderala para dar boas-vindas aos corredores.
Quando a Fera (da Bela) tocou na sua mão, suas pernas começaram a tremer e demorou um pouco para entrar novamente no ritmo. Foi depois disso que foi ultrapassada e perdeu a liderança na prova.
"Dessa vez, foi diferente. Foi muito bonito ver os personagens todos ali, mas não era mais novidade para mim", comenta a atleta, que, mesmo conseguindo se controlar na entrada do castelo, não deixou de ter seu momento de emoção dentro da prova. Logo nas primeiras milhas, ela ultrapassou Dick e Rick Hoyt, pai e filho, que, desde 1980, já finalizaram nada menos do que seis Ironman e 66 maratonas.
"Vi os dois na largada e queria muito tirar uma foto com eles, mas não consegui. Quando passei e vi aquela cena daquele senhor correndo e empurrando o filho numa cadeira de rodas, tive vontade de chorar. Percebi o esforço que aquele pai fazia para dar essa alegria ao filho", emociona-se Ana Luiza, que não ficou sem sua foto.
Ao final da prova, na cerimônia de premiação da elite, aproveitou a homenagem à dupla e correu em direção aos dois para registrar seu momento com pai e filho, que comemorou exatamente no dia da meia 46 anos de vida, a mesma idade de Ana Luíza.
"É uma recordação que quero guardar para sempre. Este pai é um exemplo."A atleta brasileira, que tem o apoio da Kamel Turismo e da Nike e ainda recebeu a ajuda dos amigos da equipe Run For Life para viabilizar sua viagem para o exterior, ainda fica mais 15 dias na Flórida e segue na próxima quarta para Miami, onde participa no dia 25 de janeiro da Meia maratona de Miami.
"Quero descansar e aproveitar ao máximo para chegar em Miami e correr na minha melhor forma. Ali não vou aliviar em nada. Vou forte do começo ao fim."

Texto e foto: Fernanda Paradizo, jornalista e corredora

2 comentários:

Nilton disse...

Mais uma vez vc traduziu a sua conquista merecida, em uma homenagem a um pai, que consegue fazer dos seus esforços um prêmio para o filho e tenho a certeza que eles estão tão orgulhosos como vc, de fazer parte de uma foto que simboliza superação, força de vontade, amor pelo próximo em que cada dia tem um valor inestimável para a vida.
Parabéns Ana Luíza!!!

Vicent Sobrinho disse...

é ESSA É a nossa ANIMAL.. parabéns! E uma conquista legal foi conhecer pessoalmente a familia Hoyt.... Estamos felizes! bjs