sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Renato Lotufo abre policlínica de medicina do esporte e diz: “exames são parte da preparação”


“Ao indivíduo sedentário, diabético, hipertenso... sempre lhe é indicado a fazer uma atividade física, mas ele precisa fazer os exames anualmente para ter idéia do nível de saúde que ele tem. Anualmente porque as condições podem se alterar de ano para ano”, reforça Renato Lotufo, médico formado pela Escola Paulista de Medicina com um longo currículo na medicina do esporte, agora abre uma policlínica com várias especialidades dedicadas ao atleta profissional ou amador.

Lotufo até 2007 trabalhou como fisiologista do esporte no Sport Club Corinthians Paulista, teve passagens pela Seleção Brasileira de Futebol e acompanhou a Seleção Brasileira de Ultramaratona (100 km) na década de 1990.

O teste ergoexpirométrico (a mais completa avaliação cardiorrespiratória que existe) começou a ser usado no Brasil por Lotufo no começo dos anos 1990. Através desse teste, o médico-especialista pode orientar o atleta a atingir seus objetivos na maratona, por exemplo.

“Nos novos conceitos do teste ergoexpirométrico, podemos definir dois limiares mínimo e máximo em que o atleta pode treinar e realizar competições esportivas em alta performance”, comentou Lotufo.

Para se ter uma idéia da importância de realizar os exames físicos e clínicos para fins esportivos, em cerca de 30 anos cerca de 20 jogadores de futebol morreram (dos anos 80 a 2007, segundo relatos) exercendo sua profissão. Nas maratonas de Chicago 2007 e Maratona de Nova York 2008 e na corrida de São Silvestre em 2008 registraram uma morte de corredores cada.

“Com a morte de um jogador na Europa em 2004, as assessorias esportivas passaram a indicar médicos do esporte para fazer avaliações. Aí passaram a exigir teste ergométrico, ecocardiograma, exames de sangue e físico. Por exemplo, a pessoa com artrose, não pode correr senão ela vai colocar uma prótese lá na frente. É importante que o atleta passe pelo médico, faça exames para ele ter idéia do nível de saúde”, declarou Lotufo.

De acordo com Edgard José dos Santos, diretor da Corpore, as provas organizadas pela organização reúnem 70 mil corredores individuais. “Nas 12 competições previstas pela entidade para 2009 se projetam 145 mil inscrições pagas. A partir de 2006 houve um boom das inscrições de corridas”, comentou Santos.

Esse é universo apenas de São Paulo capital. E o Estado e os outros Estados brasileiros, ampliam-se para milhares de corredores e clubes, associações e equipes de corredores que estão procurando o médico do esporte como parte da preparação do atleta.

Run For Life recomenda a clínica Medicina do Esporte Renato Lotufo
“Recomendo a clínica pelo profissional fantástico que é o Renato Lotufo. Já tinha ouvido falar dele no final dos anos 80. Mas foi em 1990 quando fui convidado para comandar o programa pró-runner na Physis (na época a mais moderna em tecnologia) e lá estava o Lotufo para criar o primeiro laboratório de pesquisa em academia”, comentou Wanderlei de Oliveira, treinador da Run For Life, equipe de corredores mais antiga do Brasil com 29 anos de estrada.

Wanderlei foi o técnico da Seleção Brasileira de Ultramaratona e Lotufo era o médico-fisiologista da equipe que levou atletas brasileiros para a Rússia em 1996. Amigos de longa data e um depositário de confiança no outro.

“No final do ano passado, o Lotufo me ligou como sempre para desejar um feliz 2009 e me participar da criação do centro de medicina do esporte. Agendei para a última terça-feira (13/01) o meu teste. Achei o centro muito agradável. Tenho plena confiança no trabalho do mestre”, completa Wanderlei.

A professora Mônica Peralta, também treinadora da Run For Life enquanto aluna da Pós-Graduação da Faculdade FMU foi orientada em seu projeto de mestrado pelo professor Lotufo.

“Eu recomendo a clínica do Lotufo pela competência dele. Todo aluno que vem aqui eu sugiro que façam testes com ele que é um estudioso. Quando eu fiz a maratona de São Paulo terminei para 4h38min. Depois de fazer o teste com Lotudo e a preparação com Wanderlei de Oliveira em 1997 fui a Nova York e fiz a maratona em 3h38min”, declarou Peralta atestando os resultados obtidos com orientação de Lotufo.

Serviços
A Medicina do Esporte Renato Lotufo oferece: Avaliação Física (teste ergoexpirométrico), Cardiologia, Acupuntura, Fisioterapia, Shiatsu (massagem), Ortopedia, Baropodometria (mede o tipo de pisada, constrói palmilha ideal ao atleta), Psicologia do esporte, Nutrição esportiva, Pilates, Mat-Pilates, além de realização de cursos da área esportiva e terá espaço para uma academia orientada. Cerca de 10 profissionais (todos com mestrados ou doutorados) com anos de experiência no mercado esportivo.
Mais informações: (11) 2659-7645

Arnaldo de Sousa, jornalista e corredor
Foto 1: Dr. Renato Fraga Moreira Lotufo
Foto 2: Treinador e corredor Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: