sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Treinos intervalados ensinam a correr no ritmo


A corrida é uma seqüência da caminhada, e para que ela possa ser executada de uma forma confortável, econômica e ao mesmo tempo eficiente, que faça com que você percorra determinada distância em um menor tempo possível, essa locomoção é devido à ação sincronizada (automatizada) dos gestos de seu corpo.
Com o avanço da medicina esportiva e tecnologia, ao longo dos anos foram desenvolvidos vários métodos de treinamento, aos quais definimos como exercícios de qualidade, e sua função é a de proporcionar ao praticante qualidades físicas essenciais: resistência, força, velocidade, flexibilidade e agilidade.
Estamos na fase de preparação básica. Nessa fase são enfatizadas todas essas qualidades em que o principal objetivo é preparar o organismo para suportar os treinos mais duros.
Hoje pela manhã no Centro de Excelência do Atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, em São Paulo, realizamos o “interval-training”, que é um método de treinamento idealizado pelo técnico alemão Woldemar Gerschller em 1939.
No ano de 1952 Gerschller uni-se ao fisiologista também alemão Herbert Reindell para formularem a concepção científica de treinamento intervalado. As distâncias escolhidas eram de 100, 200 e 400 metros com tempos preestabelecidos, que eram realizadas em pista de atletismo, o intervalo entre as repetições não ultrapassavam aos 90 segundos de pausa ativa (caminhada ou corrida lenta).
Este método é utilizado para desenvolver a resistência anaeróbia, resistência aeróbia, resistência muscular localizada, velocidade de deslocamento e força explosiva.É um treino que exige o máximo do praticante. Por isso, não é recomendado fazer esse trabalho sem uma “base” mínima adequada. Os riscos de contusão são muitos.

Um ótimo exemplo do sucesso desse trabalho, quando empregado com planejamento, foi o resultado da Ana Luiza dos Anjos Garcez que correu os 21 K da Disney em 1h32 (como treino de ritmo programado) e quinze dias após em Miami para 1h26, como competição principal. Um detalhe interessante é a disciplina técnica da atleta que na Disney correu sem relógio, exatamente para o tempo sugerido.

Vejam outro exemplo e comentário da jornalista Fernanda Paradizo: - "é a primeira vez que corro uma meia maratona tão dentro do ritmo. Não foi intencional...foi sem querer e batia praticamente todas as milhas (1.609 metros) a 7m56s". Observem as parciais à cada cinco quilometros:

Passagens 5 km - 24min55s / 4min55s10 km - 49min22s / 4min55s
15 km - 1h14min10s / 4min56s20 km - 1h38min37s / 4min55s21,1 km - 1h44min18s / 4min56s

O tempo indicado para a Fernanda foi de 1h44min30., ela fez 1h44min18s. Isso sim que é ritmo!
Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: