terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A essência dos resultados


Muita coisa mudou nos últimos 30 anos no que diz respeito à tecnologia como auxílio ao treinamento e competições. Mas a essência dos resultados nas provas é baseada nos princípios naturais: - do treinamento diário com volumes de treino em locais que favoreçam o aumento da taxa de hemoglobina (glóbulos vermelhos) responsável pelo transporte de oxigênio e conseqüentemente maior energia e desempenho nas provas de longa duração; além do treino técnico em pista de atletismo para aprimorar a resistência a velocidade.
Quando um atleta apresenta péssimos resultados em competições é porque ele não realizou sua preparação de forma inteligente, organizada, planejada e de acordo com suas características.
Se você se enquadra neste perfil tem que redefinir melhor a sua estratégia na preparação com seu técnico.
Jamais, vá para uma prova de longa distância, sem estar devidamente autorizado pelo seu médico, ou mesmo, não tenha passado por exames anteriores.
Não corra o risco de ficar pelo caminho, ou mesmo chegar ao final – literalmente morto.

6h23 da manhã. Terceiro dia de fevereiro de 2009. Parque do Ibirapuera, São Paulo. Dia de treino de descontração no gramado e na terra para se recuperar dos tiros em rampas realizados na segunda-feira. Ainda são perceptíveis as dores musculares. Foram 91 minutos ininterruptos de treino, filosofando e ouvindo as experiências de vida do engenheiro e atleta máster Alcides Granziera. Se nós que treinamos diariamente, sentimos dores, o que dirá os menos preparados? Alguns chegam até sentir febre. Mas não se preocupem, é uma reação normal do organismo. Basta descansar e estará pronto para outra. Chegamos à marca dos 399 quilômetros nos trinta e quatro dias do ano. A média esta em 11,7 quilômetros por dia. O acumulado desde 1966 quando iniciei na prática do atletismo esta em 76.537 quilômetros. Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 quilômetros pela linha do Equador.

Wanderlei de Oliveira

Foto crédito: Adriana Marmo

Um comentário:

Anônimo disse...

Faço rampas sem dores nenhuma graças a um trabalho de musculação conjunto com corrida. Correr sempre não necessariamente significa estar melhor. Para numa academia para treinar força funciona. Claro, sempre com um propósito e com bons profissionais.