quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Haja coração!



A Escola de Samba Mocidade Alegre é heptacampeã de São Paulo

“Da Chama da Razão ao Palco das Emoções... Sou Maquina, Sou Vida... Sou Coração Pulsando Forte na Avenida!”

Na cadência ritmada do samba a Mocidade Alegre este ano trouxe, sob a luz do carnaval, a força mística deste que carrega consigo a magia do dom de viver: o coração!
Com este enredo, Sidnei França, diretor de carnaval da escola desde 2004, conseguiu fazer com que todos os integrantes da Mocidade Alegre e o publico se emocionasse.
Para os egípcios, o coração que bate no peito de cada ser era representado por um sol. Era a “chama da razão” que radiava energia interior e iluminava o raciocínio. Ou seja, o coração era o centro da inteligência e da razão, e por isso o poder da luz solar se fazia presente em cada ser, proporcionando lucidez e sabedoria.
Na eterna busca pelo equilíbrio entre o corpo e a alma este órgão simboliza a conquista da vida saudável. E por falar em saúde, as descobertas científicas foram muitas na busca pelo bem-estar e qualidade de vida, comenta Sidnei França.
Aos 42 anos de vida a Escola de Samba Mocidade Alegre se consagra como heptacampeã do carnaval paulistano (1971, 72, 73, 80, 2004, 2007 e 2009).

“São Paulo e seus carnavais”
Em 1971, com o enredo “São Paulo e seus carnavais” a Mocidade Alegre conquistava seu primeiro título de campeã do primeiro grupo (hoje Grupo Especial). O feito se repetiu nos dois anos seguintes (72 e 73), conquistado o tri-campeonato. O quarto título foi em 1980, e o quinto título em 2004 com o enredo "Do Além-mar à Terra da Garoa, Salve Esta Terra Boa", em homenagem aos 450 anos de São Paulo (como em 1971). Neste enredo, a Mocidade lembrou os imigrantes que vieram para a cidade.
Em 2004 a Mocidade Alegre foi eleita à campeã do Carnaval, com 200 pontos no total (nota máxima), à frente apenas meio ponto da X-9 Paulistana e do Império de Casa Verde, que conquistaram 199,5 pontos cada.
Mocidade Alegre inova com alas coreografadas
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre foi criado no final da década de 40 pelos irmãos Carlos, Salvador e Juarez da Cruz, que tinham saído da cidade de Campos, no Rio de Janeiro.
Nos anos 50, desfilava como bloco com o estranho nome de "Blocos das Primeiras Mariposas Recuperadas do Bom Retiro", o curioso - somente os homens que desfilavam, as mulheres ficavam de fora.
Na década de 60, os fundadores mudaram o nome do bloco para Mocidade Alegre, em homenagem ao Bloco Carnavalesco Mocidade Louca, de Campos. Em 1963, as mulheres passaram a participar das apresentações.
Em 24 de setembro de 1967 se transformaria no Grêmio Recreativo Mocidade Alegre, e Juarez da Cruz, foi eleito o primeiro presidente.
As cores oficiais são o verde, o vermelho e branco.
A Mocidade foi a primeira escola paulistana a introduzir destaques sobre os carros alegóricos, adereços de mão e alas coreografadas. A escola também teve a honra de ser a 1º Escola de Samba a ser convidada pelo Ministério da Cultura a representar a Cultura da Raiz Paulistana na Europa.
Ainda hoje, a escola é comandada pela Família Cruz. Solange Cruz Bichara é a atual presidente. Um show à parte fica por conta da bateria nota 10 do Mestre Sombra e da rainha da bateria Nani Moreira.
“A Vitória vem da Luta... A Luta vem da Força... E a Força... da União”! Diz Solange Bichara.

Também conhecida como “A Morada do Samba”, a Escola de Samba da Mocidade Alegre fica na Avenida Casa Verde, 3498 no Bairro do Limão.
Se você quiser “cair no samba”, os ensaios são: as quartas e sextas-feiras, a partir das 19h30 e aos domingos, a partir das 17h30.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: