quarta-feira, 8 de abril de 2009

8 de abril dia da natação


Cada um na sua raia.

Por Wanderlei de Oliveira

Dia 8 de abril é o dia da natação. A natação é um excelente esporte. Disso todos sabem. Desenvolve o corpo, deixa o praticante forte, flexível, resistente. Melhora a capacidade pulmonar. Esses são alguns dos benefícios que esse esporte considerado um dos mais completos pode oferecer. Mas tem outro fator que acho interessante. Não há um confronto direto com outros adversários. Cada atleta fica na sua raia. O que importa é realizar o seu objetivo. Minha pouca experiência nesse esporte começou em 1986 quando treinava os atletas da equipe Sharp de triatlo, campeã brasileira da modalidade. O jovem nadador Eduardo Gayotto, campeão dos 200 metros borboleta, me convidou para treinar com ele. Aceitei! Confesso que não sabia nadar. Comecei na Escolinha Stella Maris sob sua orientação. Hoje nado quatro mil metros por semana divididos em três dias como auxílio para o atletismo.

Fatos históricos e curiosidades da natação
Os primeiros nadadores eram habitantes de antigas civilizações, como gregos, romanos, assírios e egípcios. Entre os anos 500 e 1500, os povos acreditavam que as grandes pragas eram espalhadas por meio da água e evitavam a natação. A partir de 1700, o esporte reconquistou sua popularidade.
Uma piscina olímpica tem 1.890.00 litros de água. Ela mede cinqüenta metros de comprimento e 22,8 metros de largura. São oito raias, cada uma com 2.5 metros de largura. A profundidade mínima é de 1,98 metros. Nos Jogos Olímpicos, a profundidade é de 2,5 metros. Os melhores qualificados nas eliminatórias finas nas raias 4 e 5, pois são as que têm menos turbulência.
A temperatura da água é constante: 25 graus Celsius.
Uma dúvida constante é a ordem do estilo medley, que reúne os quatro estilos da natação. Na disputa individual, a ordem é esta: borboleta, costas, peito e crawl. Por equipe, cada um dos quatro nadadores faz um estilo nesta ordem: costas, peito, borboleta e crawl.
No estilo livre, o nadador pode escolher qualquer modalidade. Geralmente opta pelo nada crawl, por ser o mais rápido.
Benjamin Franklin era um excelente nadador. A paixão pela água fez com que inventasse a primeira roupa de mergulho.
Aos dezessete anos a brasileira Maria Lenk foi a primeira atleta sul-americana a disputar os Jogos Olímpicos, em 1932, na cidade de Los Angeles. Paulistana, aprendeu a nadar no rio Tietê, que naquela época tinha águas limpas e claras. Recordista mundial máster em várias distâncias costumava nadar diariamente 1.500 metros. Foi a primeira mulher a nadar o estilo borboleta. Faleceu no dia 16 de abril de 2007 aos 92 anos – nadando no Clube de Regatas do Flamengo no Rio de Janeiro.

Fonte: Guia dos Curiosos de Marcelo Duarte, CIA. DAS LETRAS.

Nenhum comentário: