sábado, 11 de abril de 2009

A PÁSCOA


A Páscoa é a mais importante festa da cristandade

Comemora-se a ressurreição de Jesus Cristo. A partir dela, todas as outras datas do calendário são estabelecidas. Os cristãos passaram a festejá-la no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono no hemisfério Sul. Dois dias antes do domingo de Páscoa é a Sexta-feira Santa. Quarenta dias antes é a Quarta-feira de Cinzas e, portanto, 43 dias antes, o Carnaval.
A origem da palavra Páscoa é hebraica. Vem de Pessach, que significa “Passagem”. Comemora um marco na história do povo judeu: a travessia do Mar Vermelho ao se libertar de um longo período de escravidão no Egito. Com este sentido, a Páscoa foi instituída no ano 1513 antes de Cristo e continua sendo festejada pelos judeus, mas em outra época.
Para calcular o dia da Páscoa, divida o ano por 19. Some 1 ao resto da divisão e você terá o chamado “número dourado”. Ele mostra a data da lua cheia pascal.
Entre os símbolos da Páscoa cristã, está o círio pascal, uma vela onde estão inscritas as letras gregas alfa e ômega, simbolizando que Cristo é o princípio, fim e ao mesmo tempo luz.

O ovo e o coelho da Páscoa
O ovo é símbolo de nascimento e ressurreição. A lenda conta que Simão, o cireneu que ajudou Cristo a carregar a cruz até o Calvário, era vendedor de ovos. Depois da crucificação, ele percebeu que, como por milagre, os ovos estavam coloridos. Já o coelho era símbolo de fertilidade no antigo Egito. Assim, o coelho esconde os ovos coloridos em ninhos para que as crianças possam procurá-los como presentes de Páscoa.

Feliz Páscoa Equipe RUN FOR LIFE

Fonte: O Guia dos Curiosos de Marcelo Duarte – CIA DAS LETRAS

Nenhum comentário: