sexta-feira, 10 de abril de 2009

AUTODETERMINAÇÃO


Eduard Deci e Richard Ryan são professores do departamento de clínica e ciências sociais em psicologia da Universidade de Rochester nos Estados Unidos. Eles criaram em 1980 a “teoria da autodeterminação”.
Essa teoria é baseada no comportamento humano. São classificadas três necessidades psicológicas primárias e universais: - autonomia, capacidade, relação social.
O filme “o poder alem da vida”, sintetiza bem essa teoria. Reflexões sobre o cotidiano. Preconceitos. Medos. O ginasta retratado no episódio vivencia esses conflitos. A autonomia é a autodeterminação de superar suas deficiências. Capacidade é enfrentar os problemas, se preparar para atingir seu objetivo. E a relação social é saber lidar com tudo isso e conviver com seus companheiros de treino, sem julga-los.
O segredo é a motivação.
Gostar do que faz, já é um passo para o sucesso.
A cada manhã, foque seus objetivos. Isso manterá você motivado, determinado para chegar onde deseja.
Um dos fatores mais importantes para o “sucesso na corrida, não é o corpo – mas a mente”.
É essa autodeterminação que fez com que a atleta, psicóloga e técnica do Esporte Clube Pinheiros Eliana Reinert, interromper sua corrida no sétimo quilômetro da Meia maratona da Corpore no domingo dia 5 de abril. Eu já tinha parado no quilometro cinco. Quando voltava para a Cidade Universitária no sentido contrário ao trajeto da prova, ouço uma voz me chamando, era a Eliana que disse que voltaria comigo. Em 1984, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles foi a estréia da maratona para as mulheres. A maratona da cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para a seletiva, na altura do quilometro trinta, a Eliana Reinert liderava com folga a prova. Eu a acompanhava de bicicleta levando água e apoio. De repente ela me chama e avisa que vai parar por estar menstruada. O forte calor e umidade relativa do ar poderia comprometer sua saúde. Nesse momento fiquei ao seu lado e voltamos caminhando para o hotel. Nesse período Eliana representava a Corpore – Corredores Paulistas Reunidos e tive o prazer de ser seu técnico, amigo e conselheiro por vários anos. Fase essa que conquistou todos os campeonatos nacionais com recordes nos 3.000 metros (9min43seg), 5.000 metros (16min40seg), 10.000 metros (35min18seg), 21 K (1h17min) e dos 42.195 metros (2h50min). Em janeiro deste ano na Meia Maratona Internacional da Disney foi a campeã da categoria dos 50/55 anos com 1h33min.
Parabéns Eliana Reinert pelo exemplo de companheirismo, competitividade e determinação.
Esta é minha última postagem no site da RUN FOR LIFE narrando o dia-a-dia de um corredor. Em breve vocês poderão acompanhar as mensagens no site http://www.wanderleideoliveira.com.br/.
Desculpe-me por estar na foto acima ao lado da Eliana sem camisa.
Agradeço a todos pelo carinho.

Viva com Energia!

6h05 da manhã. Sexta-feira Santa. Décimo dia de abril. Desde o dia primeiro de janeiro já corri 1.182 quilômetros, são cem dias em quinze semanas de 2009. A média esta em 11,8 quilômetros por dia. O acumulado desde 1966 quando iniciei na prática do atletismo esta em 78.489 quilômetros. Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 quilômetros pela linha do Equador. Faltam apenas 1191 quilômetros para completar duas voltas.

Wanderlei de Oliveira
Foto cortesia do jornalista e corredor Vicent Sobrinho

Nenhum comentário: