segunda-feira, 13 de abril de 2009

Juiz de Basquete é destaque nos 21 K


Juiz de Basquete revela o poder de superação na Meia Maratona

Árbitro internacional de basquete profissional dá um tempo para o apito e conta um pouco sobre seus treinamentos na Run For Life, da experiência adquirida nas pistas para as quadras e sobre a chegada em sua primeira Meia Maratona.

Francisco Ferreira de Lima Filho, 49 anos, pernambucano nascido na quente cidade de Caruaru. Você não conhece? Conhece sim, estamos falando de nosso popular “Chico”, Professor de Educação Física e profissional com quase trinta anos de arbitragem de basquete, reconhecido em todo território nacional, já apitou campeonatos regionais, estaduais de todos estados brasileiros, esteve em campeonatos sul-americanos e também no Pan-americano de Santo Domingo. Como sabemos árbitro é um profissional muito exigido emocionalmente, perguntado sobre um bom jogo que apitou destacou. “Uma das mais difíceis de apitar, por causa da rivalidade foi à final de Remo e Paissandu, no ginásio em Belém do Pará.”

De volta para as pistas, quem imagina que ele começou a correr “ontem” tem quase razão. Isso se somar mais uns quinze anos. “Ainda sou um jovem veterano, no início era por qualidade de vida e ainda é. Só que com um pouquinho do tempero da competição saudável!” Chico afirma que a prática da corrida é fundamental para sua profissão de árbitro, “A corrida nos equipa fisicamente e prepara melhor principalmente o condicionamento físico e os reflexos.” E continuou fazendo um paralelo entre a corrida nas quadras onde atua e a atividade da corrida na pista. “No Basquete são comuns os vários tiros curtos e na pista fazemos o específico determinado na planilha. Mas, o principal para mim é perceber que com a corrida aprendo a ter mais tranqüilidade de decisão, raciocínio dentro e fora da quadra.”

Quanto à participação em corridas Chico disse que fez sua estréia em 1996, “Como muitos outros, comecei logo na maior e já oficial, a famosa São Silvestre, corri junto com alguns amigos árbitros de Futebol.”
Na última semana, no domingo três de abril, Francisco completou sua primeira meia maratona, a Internacional da Corpore que teve 21.097 metros, largada e chegada na Cidade Universitária, passando pela região do Parque Vila Lobos.

O estreante fechou a prova com 1h 49m 43s, aprovou a infra-estrutura e todo o abastecimento de água e observou: “O percurso é excelente, corri com certo sacrifício, o calor e a umidade surpreenderam um pouco por isso me hidratei bem.” Chico revelou o que sentiu no final do percurso, já ao cruzar a chegada: “É gratificante descobrir pela transpiração de uma corrida e pela felicidade que o ser humano tem o poder de se superar. A corrida é fascinante!” Agora o árbitro corredor, talvez um dos únicos árbitros esportivos participando em tantas corridas, se prepara para disputar duas provas de 10km, a Tribuna e a GRAACC, para daí partir para mais uma meia maratona, dessa vez a Internacional do Rio de Janeiro.

Nada é mágica, para se manter em forma e treinar, Chico dribla os horários, pois apita jogos no interior e em outros estados, se esforça ao máximo para participar dos treinamentos e compartilhar com os amigos da RFL diariamente. Ele tem encarado essa missão com tranqüilidade, para partir para um desafio maior, a conclusão de uma Maratona. “Talvez seja em Porto Alegre no próximo ano. Para em breve ir para Nova York. O que me dá segurança é o treinamento do técnico Wanderlei de Oliveira, que considero um especialista, e que tem ajudado muito na minha preparação. Assim a chegada da Maratona, fica mais próxima!” Finalizou.Chico também gerencia o Departamento de arbitragem da Federação Paulista de Atletismo.

Texto e foto: Vicent Sobrinho (MTB 21978 - SP)

Um comentário:

Sebastião Santos disse...

Quero dar meus parabéns a meu amigo Chico você é um vencedor fico feliz em ver você a cada dia dando tantos exempros de supereção. Mais uma vez parabéns.