terça-feira, 7 de julho de 2009

Atleta BM&FBOVESPA disputa Mundial de Menores na Itália


Com índice no salto em distância e octatlo, Victor de Souza opta pela prova combinada para lutar por medalha

O paulista Victor de Souza Santos, de 16 anos, será um dos 13 representantes brasileiros no Mundial de Menores, de 8 a 12 de julho, em Sudtirol, Itália. O atleta do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA disputa o octatlo nos dois primeiros dias do evento. Victor também obteve índice para o salto em distância, mas como as duas provas coincidem no programa da competição, teve de fazer uma escolha. "Não poderia competir nas duas e optamos pela prova combinada”, explica o adolescente, que tem o atletismo como herança familiar. Sua mãe, Evarista Lourdes de Sousa, corria os 800 m e o pai, Adriano de Souza Santos, competia no arremesso de peso e no lançamento do disco. A paixão pelos esportes chegou cedo, lembra Victor. "Nunca vi meus pais competirem porque quando nasci eles já tinham parado. Mas morava em vila e sempre brincava de corrida com meus amigos. Eles eram dois, três anos mais velhos, mas eu sempre vencia e nos jogos escolares ganhava todas”, explica o atleta, que tinha 8 anos na época. "Eu pedia para treinar, mas minha mãe achava cedo e dizia que quando tivesse 11, ela me colocaria na escolinha e foi o que aconteceu.”

Desde o princípio, Victor ficou sob os cuidados da técnica Rita Santos de Jesus. Ex-atleta, Ritinha não demorou a perceber a qualidade do pupilo. "Ele começou treinando todas as provas, como todo mundo. Mas foi apresentando uma qualidade maior nos saltos em distância e altura”, lembra a treinadora. Até o pré-mirim, estas foram suas provas principais. No mirim (14-15 anos), Victor ganhou força e Ritinha achou que teria chances nas combinadas. O palpite foi certeiro e, apesar de ele não ter completado a prova em sua primeira tentativa, desde o ano passado Victor tem se dado bem nas combinadas. Em 2008, tornou-se campeão brasileiro na prova, além de conquistar o vice-campeonato sul-americano. No mesmo ano, conseguiu índices para o Mundial no octatlo (5.834 pontos) e no salto em distância (7,15 m), marcas que confirmou nesta temporada, atingindo 5.888 pontos na combinada e 7,35 m no salto. Preparando-se para o primeiro Mundial da carreira e sua segunda prova internacional (o Sul-Americano foi no Peru), Victor tem objetivos bem específicos em Sudtirol. "Não conheço muito meus adversários, só pelo ranking, mas minha meta é ficar acima dos 6.000 pontos”, afirma categórico. "Chegando aí estou perto de uma medalha.”Na temporada passada, o campeão Shane Brathwaite somou 6.261 pontos para ficar com o título. O vice-campeão e o terceiro colocado empataram com 6.212 pontos. "Tudo vai depender do nível da competição, mas com 6.000, ele é um provável medalhista”, reforça Ritinha, confiante nas chances de Victor. "Ele tem de fazer o que nós treinamos, não pode se assustar. Mas o Victor é muito disciplinado e sabe o que quer. Dentro da competição ele busca o que deseja e isto faz muita diferença”, diz a técnica, lembrando uma ocasião na qual a personalidade do atleta ficou bem evidente. No início do ano, Victor venceu o Campeonato Estadual de Menores e repetiu o índice para o Mundial, que já havia conquistado. Quando chegou em casa, recebeu os parabéns da mãe, mas não se deu por satisfeito. "Ele disse: legal pelo título, mas não tive um resultado melhor do que já tinha”, conta Ritinha.

O Mundial de Menores de 2009 reunirá 1.500 atletas de 178 países. A competição já revelou inúmeros atletas, entre eles a russa Yelena Isinbayeva e o jamaicano Usain Bolt, eleitos atletas do ano em 2008.Recordista olímpica e mundial do salto com vara Isinbayeva venceu a prova no primeiro ano de realização do Mundial da categoria, em 1999. Bolt foi campeão da competição nos 200 m em 2003. Cinco anos depois, tornou-se um dos grandes destaques dos Jogos Olímpicos de Pequim, com medalhas de ouro e recordes mundiais nos 100 m, 200 m e 4x100 m.

Combinadas
Octatlo é a versão para menores do decatlo adulto. Exclusivamente masculina, a disputa também é dividida em dois dias e tem oito provas no programa. Os competidores recebem pontos de acordo com os resultados que obtêm em cada prova e vence aquele que somar a maior pontuação. No primeiro dia, os atletas disputam os 100 m, salto em distância, arremesso de peso e 400 m. No segundo, as provas são 110 m com barreiras, salto em altura, lançamento de dardo e 1.000 m.

Fonte: Local da Comunicação

Nenhum comentário: