sexta-feira, 3 de julho de 2009

Jovens do Centro de Excelência viajam para o Mundial Menor

Atletas embarcam neste domingo para a Itália, local da competição mais importante da categoria nesta temporada

Atletas do Centro de Excelência, projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Memorial do Salto Triplo (IMST), estão de malas prontas para o Mundial Menor da Itália (de 8 a 12 de julho, na cidade de Südtirol), a mais importante competição do ano da categoria. A delegação brasileira – formada por 13 atletas – seguirá para o país europeu no domingo. Lívia Avancini, no arremesso do peso; Caio Cezar dos Santos, no salto em distância, e Wesley Caetano de Souza, no salto em altura, serão os representantes do Centro de Excelência no Mundial.Lívia Avancini, de 17 anos, está confiante em um bom desempenho em sua primeira competição internacional. "Os resultados que obtive no arremesso do peso mostram que tenho capacidade de chegar à final e figurar entre as primeiras colocadas. Se conseguir, serei a primeira brasileira da categoria na história a alcançar tal feito, o que me dá tranqüilidade para seguir em frente”, afirmou.

Segundo a atleta, a sua força é destaque desde os 12 anos, quando ingressou no atletismo. "Estava caminhando quando vi alguns colegas brincarem de jogar uma bola de beisebol o mais longe que conseguiam. Enquanto eles a jogavam a uns 20 metros de distância, eu lancei a mais de 50 metros na primeira tentativa. Foi aí que, aconselhada por todos, decidi começar no esporte”, contou a atleta. Para ela, participar do Centro de Excelência é um sonho. "Foi um passo importante para mim. Aqui tenho tudo que preciso para alcançar o alto rendimento”.

Wesley Caetano de Souza, de 16 anos, qualificado no salto em altura, tem história semelhante. Ao brincar com os amigos nas aulas de Educação Física, descobriu seu talento para o esporte. "Eu tinha uns 14 anos. A professora ficou espantada ao me ver saltar e me convidou para uma competição. Lá, sem treino nenhum, fiquei em primeiro lugar”, disse o jovem.Depois, Wesley disputou o Estadual da categoria e surpreendeu novamente. "Saltei 1,74m sem nunca ter tido uma aula específica. Fui convidado para o Centro de Excelência e, a partir daí, a evolução foi enorme”, avaliou. Vice-campeão brasileiro, o jovem quer melhorar a sua melhor marca (2,08m) e conquistar um bom resultado. "Estou feliz por estar na principal competição da categoria. Espero saltar 2,12m lá e ver no que dá”, resumiu.

Rafael Jubelini/Adriana Natali, assessoria de imprensa da Federação Paulista de Atletismo

Nenhum comentário: