segunda-feira, 21 de abril de 2008

Libertas Quae Sera Tamen


Aqueles que foram envolvidos pelo vício da prática esportiva, em particular a corrida, sente uma sensação de liberdade quando o vento bate no rosto e a relação tempo e espaço vira algo mágico em nossas vidas.

Voltando no tempo e no espaço histórico mineiro, há exatos 216 anos, em 1792, um brasileiro amante da liberdade tinha um ideal, o de libertar o Brasil da coroa portuguesa. O personagem em questão era o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).

Um pouco de contextualização: Nos anos 1780, o mundo estava passando por profundas transformações. Em 1789, houve a Revolução Francesa com a famosa queda da Bastilha em que foram à guilhotina toda a monarquia francesa sobre os ideários de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

No Brasil, o movimento chamado “Inconfidência Mineira” foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil, influenciados pelos ideais de liberdade da França. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial, em pleno ciclo do ouro.

O grupo, liderado por Tiradentes, era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, ex-estudantes da Europa, entre outros representantes da elite e intelectuais mineiros. A idéia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano no Brasil.

Os inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triângulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia). Depois foi adotada por Minas Gerais.

O movimento funcionou na Vila Rica Tiradentes (Ouro Preto) e Vila de São José Del´Rei, atual Tiradentes, ambas em Minas Gerais, mas como em vários movimentos históricos houve um delator: Joaquim Silvério dos Reis. Esse movimento acabou em 1789 (mesmo ano da Revolução Francesa), apesar de vários pedidos de prisão, apenas Tiradentes fora enforcado e esquartejado (a mando da rainha portuguesa Maria I, a louca).

Portanto, em nome da LIBERDADE, Joaquim José da Silva Xavier foi considerado mártir da independência e o dia 21 de abril é feriado para lembrar seus ideais de igualdade e fraternidade. Independência que veio acontecer em 1822, quando D. Pedro I a proclamou às margens do rio Ipiranga em São Paulo.

Para nós, corredores, a liberdade de cada vez buscar tempos menores já é uma grande façanha, mínima em relação ao que Tiradentes fez, porém tão gloriosa quanto.

Arnaldo de Sousa, jornalista e corredor.

Um comentário:

Pernilongo Filmes disse...

ola
gostaria de saber como entrar em contato com Wanderlei de oliveira para poder marcar de gravar uma entrevista para a TV Ideal, da Abril.
qualquer coisa me escreva no eugsoares@abril.com.br
abras