segunda-feira, 7 de abril de 2008

Magia dos números


O português José Clemente Gonçalves, ex-atleta de salto em altura foi o responsável pelo levantamento estatístico de tudo que aconteceu no Brasil desde o início do atletismo. Essa missão ele recebeu do comendador Evald Gomes da Silva, presidente da Federação Paulista de Atletismo por vários anos, ex-saltador de distância e descobridor do campeão olímpico Ademar Ferreira da Silva.
José Clemente Gonçalves era um gênio. Sabia todos os recordes, datas, nomes, locais. Tive a sorte de ser seu assistente por quatro anos. Não chego aos seus pés, mas aprendi muita coisa. O principal foi observar, analisar, investigar os números. Neste domingo, dia 6 de abril em Paris aconteceu a Maratona (42.195 metros). O Marcelino Rodrigues, 49, e o Benny Rubinsztejn, 34, partiram com a missão de completar a prova em 3h27min, média de 4min55 por quilometro. Resultado: Marcelino, 3h26 e o Benny, 3h28. Exatamente a média prevista.
Não é coincidência, mas pesquisa estatística dos treinos e provas por eles realizadas.
No próximo domingo acontece a 9a. edição da Meia-Maratona da CORPORE – Corredores Paulistas Reunidos. Para os que vão correr os 21 quilômetros e realizaram o interval-tempo-training, observem que a média é o correspondente ao que “podem” realizar na competição. Por exemplo, para os que fizeram na média de 1min45seg, tem condições de fecharem a distância em 1h45min. Esses números são apenas comparações estatísticas, sem embasamento científico. Tem dado resultado. Vamos aguardar e conferir.

6h33. Sétimo dia de abril de 2008. Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, pista de atletismo, Ibirapuera, São Paulo. Interval-tempo-training de 400 metros. Completamos 1.083 quilômetros, em noventa e oito dias. A média esta em 11,0 quilômetros por dia. O acumulado desde 1966 esta em 73.148 quilômetros. Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 quilômetros pela linha do Equador.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: