terça-feira, 9 de setembro de 2008

Jogar tênis é fácil

Quem assim pensa esta muito enganado. Não estou me referindo a jogar fora o velho e surrado tênis de corrida, mas sim ao esporte olímpico: tênis.

Um dos maiores tenistas que vi jogando foi o americano André Agassi, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta nos Estados Unidos em 1996. Agassi conquistou oito títulos do Gran Slam (Australian Open, US Open, Roland Garros, Wimbledon) entre outros. Isso é para poucos!
Mas o que chamou a atenção para o mundo foi o casamento com a atriz Brooke Shields, em abril de 1997. Durou apenas dois anos, mas o bastante para tirá-lo da liderança do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Nessa época já era um consagrado tenista e sua técnica dificilmente mudaria. O que ele inovou foi contratar um técnico de atletismo. Treinou como um verdadeiro atleta: tiros em rampas, interval-training na pista, tempo-run, treinos longos.
Resultado: novamente ao topo do ranking com mais de 30 anos de idade. Parou de jogar profissionalmente no dia 2 de setembro de 2006. Hoje, aos 38 anos, casado com a também tenista alemã Steffi Graf, continua jogando por lazer e correndo para manter a forma física.

Pai, técnico e torcedor

Esse papel o americano Richard Williams sabe cumprir muito bem ao ver sua filha Serena Williams vencer pela terceira vez o US Open, realizado em Nova York, nos Estados Unidos. Ela foi campeã em 1999 e 2000. Serena, que completa 27 anos no próximo dia 26 de setembro, venceu Roland Garros, na França, em 2002; Wimbledon na Inglaterra, em 2002 e 2003; e o Australian Open, em 2003, 2005 e 2007. Com 1,78 metros e 65 quilos, é fruto de muito treino comandado pelo seu pai e um preparador físico.

A corrida é a base para todos os esportes.

Wanderlei de Oliveira

Fotos: Rob Loud/usopen.org

Nenhum comentário: