quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Devagar

Os sábios filósofos orientais propagavam a máxima “devagar e sempre”.

O escritor escocês Carl Honoré em seu livro “devagar” – como um movimento mundial está desafiando o culto da velocidade, divulga os benefícios da onda do “slow”- para combater o estresse, (editora Record).

Com algumas mudanças de atitudes você pode melhorar sua qualidade de vida. Para Honoré: “precisamos apenas dar a concentração e a energia certa para cada situação, segundo nossa própria medida. Cada pessoa tem o seu ritmo de comer, caminhar, escrever, ler...”
“Passamos um século perseguindo formas de acelerar o nosso tempo com as conquistas tecnológicas. E isso foi fundamental por um período. Porém, hoje em dia, a tecnologia joga mais contra do que a favor. Em função dela vivemos acelerados demais e sem controle sobre isso. Temos que tomar o controle. Ser “slow” significa tomar o tempo em suas mãos, não ser arrastado por ele”, diz Carl Honoré.

Use o tempo a seu favor
Aos dezoito anos de idade era um velocista. Queria fazer tudo rápido e ainda achava que estava devagar. Isso era conseqüência do tipo de prova que competia, os 200 e 400 metros rasos. Foi nessa ocasião que resolvi lançar um desafio. Projetei a minha primeira maratona para os 31 anos de idade. Acreditem, em Nova Iorque. Como iniciei na prática do atletismo no ano de 1966, em 1991 já teria 25 anos de treinamento. O suficiente para vencer os 42.195 metros, sem choro. A preparação para a maratona foi uma lição de vida. Aprendi a planejar, ser persistente, ter paciência e o mais incrível que possa parecer: correr devagar. Foram 217 minutos em movimento constante, ou seja, 105 repetições de 400 metros para 2min02seg sem intervalo. Porém, chorei de felicidade! Dediquei essa conquista ao meu pai, Olavo de Oliveira.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: