terça-feira, 14 de outubro de 2008

Oswaldo Silveira, 78 anos, vence a Meia do Rio na categoria





Neste domingo, dia 12, aconteceram várias competições mundo afora e aqui no Brasil não foi diferente. No Rio de Janeiro, houve duas provas numa só. A Meia Maratona (aos brasileiros) e o Mundial de Meia Maratona para atletas convidados do mundo todo, prova avalisada pela International Association Athletics Federations (IAAF).

O brasiliense Marílson Gomes dos Santos e a mineira Maria Zeferina Baldaia, integrantes da seleção brasileira no Mundial de Meia Maratona IAAF/CAIXA, foram os campeões da 12ª. Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, disputada na manhã deste domingo, com largada em São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo. A competição reuniu o recorde de 15 mil participantes.

Um calor de 22 graus na largada e de 28 graus na chegada, 21.097 metros depois, no Campeonato Mundial da distância, que reuniu atletas de 40 países, os destaques foram Zersenay Tadese, da Eritréia que venceu o calor e o circuito com o tempo de 59min56seg. Já a queniana naturalizada holandesa Lornah Kiplagat superou o percurso em 1h08min37seg.

Entre os sete atletas Run For Life, que participaram da prova, o destaque foi Oswaldo Silveira, 78 anos e vencedor na categoria com o tempo de 2h04min12seg. E ele não ficou feliz com o resultado: "Minha planilha estava planejada em 1h53min e foi a prova em que eu mais treinei e estava bem-preparado mas não foi possível", comentou o atleta.

Mas seu Oswaldo, o que aconteceu, já que o senhor estava treinado? "Foi o linguado". Como assim? "Na noite anterior à prova comi um linguado que não estava bom e passei mal a partir do décimo quilômetro. A partir dali não passei bem", comentou desapontado senhor Oswaldo que foi ao Rio a convite do amigo Carlos Aloísio.

Essa é uma lição que vale para todos os atletas amadores ou profissionais. Não basta estar treinado. É preciso prestar atenção à alimentação da noite anterior e do dia da prova. Um pequeno erro põe todo o treinamento a perder. É preciso comer o que seu organismo está acostumado.

"Quando vi que não estava aproveitando a prova pensei num padre corredor do Sul. Ele falava: 'Uma prova só é completa e fácil se você apreciar tudo a seu redor'. Então foi o que fiz. A partir da segunda metade fiz uma prova muito tranquila e apreciando o belo Rio de Janeiro", comentou Oswaldo que com tudo isso, venceu a prova na categoria.

Veja os resultados dos competidores Run For Life:

Masculino
Antonio dos Santos, 01h28min14seg
Paulo de Moraes Barros, 01h39min26seg
Harry Thomas Jr, 01h56min54seg
Oswaldo Silveira, 02h04min12seg
Alexandre Effori de Mello, 02h07min11seg
Fabian Fuentes Avila, 02h08min40seg
Felix Augusto Sechin, 02h28min25seg

Feminino
Adriana Marmo, 02h54min07seg

Arnaldo de Sousa, jornalista e corredor

Nenhum comentário: