quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

“Aquele Abraço” para a crise.



Abelardo Barbosa (30/09/1917 a 30/07/1988), o popular Chacrinha foi o autor da célebre frase, “Na televisão, nada se cria, tudo se copia!”. Parece que o Brasil esta vivendo um “pessimismo coletivo” de tanto que se fala em crise. As pessoas estão se deixando influenciar. Qualquer motivo para desculpas - é a crise. Na programação neurolinguistica, a palavra crise, cortando-se o letra “s”, vira “crie”.

Para o “Velho Guerreiro”, imortalizado na canção “Aquele Abraço” de 1969 de autoria do cantor e compositor Gilberto Gil, não tinha tempo ruim. Certa o ocasião, o bacalhau não saia do estoque das Casas da Banha, que patrocinava a TV Tupi, onde apresentava seu programa semanal a “Discoteca do Chacrinha”, sucesso nos anos 60.

Ele gritava: “Vocês querem bacalhau?”. E a platéia, voava para ter um exemplar. Resultado, em poucos dias não tinha bacalhau no mercado. Como o próprio Chacrinha comentou na época: “Brasileiro adora ganhar um presentinho”.

Então ta esperando o que meu irmão. D eixe de reclamar e vai à luta como na música do Gilberto Gil: “meu caminho pelo mundo eu mesmo traço”.

Quem sabe de mim sou eu.
Alô Rio de Janeiro. Aquele Abraço!
Todo o povo brasileiro. Aquele Abraço!...

Wanderlei de Oliveira

2 comentários:

Anônimo disse...

“meu caminho pelo mundo eu mesmo traço”.
Uma das maiores discusões da sociologia é essa afirmação. Auguste Comte, Karl Marx, Émile Durkheim, Weber,...
Estamos em crise ou querem que pesnsamos que estamos com uma.
Parabéns pela matéria!

Anônimo disse...

É isso Wanderlei, querem influenciar o Brasil. A crise é lá fora. Eu acabei de fazer reportagem de 10 páginas sobre perspectivas para 2009 no Agronegócio e o Brasil vai crescer entre 2,5 a 3%, enquanto o mundo crescerá 0,1% e os EUA -0,1%. Logo, nós não estamos em crise.
Arnaldo de Sousa