segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

São Silvestre requer força, estratégias e alguns cuidados



Percorrer os 15 quilômetros da São Silvestre exige do atleta uma boa dose de força, estratégia de chegada e cuidados ao longo de um percurso misto de descidas, subidas e muita, mas muita gente.

Nesta prova há duas corridas numa só. A elite e o povão. Nas elites A e B, um pelotão que larga uns 200 metros à frente do povão possuem, em sua maioria, seus técnicos e técnicas diferenciadas. Esses corredores, fora os consagrados, brigam por um lugar ao sol. Para estar entre os 10 primeiros é preciso fazer uma prova correndo ao redor de 3 minutos por quilômetro. Ter treinado cerca de 200 km no último mês em circuitos de subidas fortes, além de boa alimentação, tênis adequado, vontade e disciplina.

Parece meio óbvio escrever sobre a elite, mas não é. Só um vence. Nossos melhores brasileiros tiveram dificuldades em provas importantes neste ano. Marilson Gomes dos Santos foi que se saiu melhor com a vitória na Maratona de Nova York, trazendo pra casa seu bi-campeonato. Frank Caldeira, por exemplo, desistiu de umas corridas, entre outros.

Os atletas de elite também erram em suas estratégias. Correr na São Silvestre não é fácil. Semana passada estava frio e chuvoso. Nesta segunda (29) faz calor. E o que vale é a hora da competição. Se fizer calor os tempos serão mais altos. Clima ameno com chuva pode ajudar em quebra de recorde.

Povão faz a festa
A São Silvestre reúne um grupo bem heterogêneo de aficionados por corridas que aparecem do Brasil inteiro. Há também os estrangeiros que ajudam no coro. Um mar de corredores cujos objetivos são distintos.

Melhorar seus tempos em São Silvestre é a vontade da maioria. Há os sonhadores que pensam ingenuamente em vencer a competição para melhorar a condição de vida de seus familiares. Há aqueles que até conseguem mas é um em um milhão. Mesmo assim, é preciso ter vencido outras provas no ano como 10 km para 29 minutos ou Meia Maratona para 1h10min, por exemplo.

Veja o exemplo do corredor Anoé dos Santos Dias, ele foi décimo numa São Silvestre e terceiro no ano passado. Está evoluindo e dizem que ele pode beliscar neste ano a briga pelo pódio.

Para quem quer fazer festa, deve correr moderadamente. Não abusar da alimentação e evitar ingestão de bebidas alcoólica antes da prova para evitar mal-estar. É comum vermos pessoas passarem mal ao longo da competição.

No percurso, é preciso tomar cuidado com o empurra-empurra do início. Saber onde pisa, pois uma pisada em falso num olho-de-gato pode por a prova a perder. Há ruas em paralelepípedos, obras públicas ao longo do percurso, gente gritando nas laterais e ficar atento às condições das ruas. No elevado, geralmente é quente, por isso o corpo deve estar bem hidratado para chegar ali ofegante. Depois do Viaduto Pacaembu até o Viaduto do Chá, tenha paciência que é um percurso plano e mantenha seu ritmo. Chegou na Brigadeiro mentalize que falta pouco. Em alguns minutos a prova terá acabado. Entrou na Paulista, abra os braço e vá pra os sprint final que é só alegria da conquista de mais uma São Silvestre.

Cuidados a serem tomados
Alimentação

No dia anterior à competição deve-se comer apenas o que estiver acostumado. Massa, salada e suco é recomendável. Chocolate como energético mas sem exageros.
No dia da prova. O café da manhã não deve conter nada gorduroso. Sem invenções. Pão integral, mel, bolachas e sucos são recomendáveis pelos nutricionistas. O almoço deve ser no máximo 3 horas antes da competição. Comer massa, salada e suco. Para a hora da corrida leve uma barrinha energética para repor açúcar no sangue, isso vai lhe ajudar a tirar o estresse e ficar bem com a descarga de adrenalina da largada. Leve também um gel repositor para ser ingerido no posto de água do km 8 (meio da prova). Assim, você chegará inteiro para a chegada. Beba água em todos os postos e jogue água na nuca para refrescar.

Sono, descanso e largada
Deve-se dormir conforme o seu tempo de sono, já que a competição é às 16h50 horas. No dia 30 é importante não correr e descansar. Dormir após as refeições ajuda na recuperação e armazenamento de energia para a prova.
O povão deve chegar à Avenida Paulista a pelo menos 1h30 antes da largada. Se quiser um lugar perto do Masp (bem na frente) deve chegar às 15 horas e ficar por ali que aos poucos todo mundo vai chegando. Fique se movimentando para não ficar travado na largada.
Chegar muito cedo é ruim, pois não dá tempo de fazer as últimas necessidades fisiológicas. É bom levar uma garrafa descartável com água. Beba aos poucos até o momento de largar. Meia hora antes da largada, coma a barrinha de cereais. Isso vai lhe ajudar com a reposição de açúcar.

Boa corrida e Feliz Ano Novo
Arnaldo de Sousa, jornalista e corredor. Correu oito São Silvestres
Foto: Gazeta Esportiva.Net

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa dica a da barrinha, Arnaldo. Valeu!

Anônimo disse...

constrain defray funding catalogin palmerston excipient geriatric holes vehicles thailand limm
semelokertes marchimundui