terça-feira, 16 de dezembro de 2008

“Educai as crianças e não será preciso punir os homens”


Com essa máxima o matemático grego Pitágoras (570 a.C a 496 a.C) sintetiza o seu pensamento de que a educação deve começar na infância. O médico cardiologista e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo Silvio Régis, relatou nesta semana que o enfarto do miocárdio e o AVC (acidente vascular cerebral) são as causas que mais matam no Brasil. Segundo Régis, os principais motivos para este alto índice esta ligado a uma alimentação inadequada e a falta de atividade física. O sedentarismo é um dos males do mundo moderno. A solução é desde a infância, os pais orientarem seus filhos para a importância de uma dieta rica em nutrientes natur ais: frutas, verduras, cereais, água natural e a pratica de um esporte. Tudo isso como parte de uma rotina diária.

Outro fato alarmante é saber que 100 mil pessoas morrem por ano no Brasil vítimas do álcool, mais até do que o câncer, de acordo com o psiquiatra Ronaldo Laranjeira coordenador da unidade de pesquisa de álcool e drogas da Universidade Federal de São Paulo. A Organização Mundial de Saúde confirmou que o cigarro é a droga que mais mata no mundo, porém o álcool é a pior das drogas.

Procure já seu médico de confiança, faça um check-up médico, odontológico e ortopédico. De posse de todos os exames em mãos e com o sinal verde do médico, vá ao um centro esportivo de sua cidade e procure um profissional de educação física qualificado com experiência comprovada e inicie um programa de atividade física orientado.
Não espere terminar o ano para dar o passo inicial. Comece 2009 com uma nova atitude.

Saúde, energia, entusiasmo.

Wanderlei de Oliveira

Foto: Fernanda Paradizo (Corrida PA Kids)

Nenhum comentário: