sábado, 20 de dezembro de 2008

Wilian Pontes: evolução em pouco tempo. "Eu não disse que você conseguia!!!"



Evolução, segundo o dicionário Aurélio significa Desenvolvimento Progressivo. E expressa exatamente o que o atleta amador ou profissional desempenha para atingir seus objetivos. O nosso perfil do blog agora é Wilian Pontes. Ele mostrou em 2008 que atingir a marca dos 39 minutos nos 10 km aos 40 anos em poucos meses de treinamento é possível desde que você queira. Basta disciplina.

E disciplina neste esporte é igual água para sede. Se não houver os resultados desaparecem. E para que Pontes atingisse seu objetivo em tão curto prazo tem outra explicação simples: vontade. Algo que nenhum treinador no mundo consegue impor ao atleta.

Sem vontade Marren Maggi e Cesar Cielo seriam medalhistas de ouro nas Olimpíadas? Sem vontade a China seria recordista de medalhas e os EUA ganhariam tantos ouros como conseguiu? Essa atitude faz mover montanhas.

Wilian jogava futebol, portanto, corrida nos gramados. Até que um dia o corredor Flávio Fleury (os dois trabalham na mesma empresa) o convidou a fazer uma corrida de revezamento. “O Fleury me convidou para fazer parte da equipe de revezamento Pão de Açúcar. Conheci o professor Wanderlei de Oliveira que me convidou para fazer o teste dos 3.000 metros numas das rodagens que fazíamos e aceitei o desafio”, conta Pontes.

Em 2007, Wilian havia participado da corrida dos 10 km da Nike e fez o tempo de 48 minutos. Após 5 meses de treinamentos e assimilando todas as recomendações das corridas, ele voltou à Nike e cravou 39:51, um feito mágico para quem corre.

“Não foi fácil superar os 40 min., dormi bem, acordei cedo, treinei procurando sempre observar o volume de rodagem. Os tiros de 400 e de 2000 que com certeza me ajudaram e muito. Durante a prova larguei procurando não exagerar e passei o KM 1 em 4:05m, sabia que a última parte do percurso seria a mais difícil, consegui manter um bom ritmo passando os 5k cravados em 20 minutos, desconcentrei um pouco no 7º km, e senti um certo cansaço no 8k (subida da ponte na volta). Neste momento falei comigo mesmo: “são apenas 2k” e lembrei dos tiros na pista do Ícaro de Castro e fui determinado, o resultado foi 3'57 no 9km e por fim o último Km com 3'49, meus treinos não tinham sido em vão... a meta tinha sido atingida, fiquei muitíssimo feliz e comemorei muito”, relatou Pontes.

De acordo com Wilian, logo após a linha de chegada ele encontrou o Vicente, o Edson e Nilton Maia. “Conversamos um pouco e o Nilton me disse uma frase que ele repetiu por várias vezes durante os treinamentos dele próprio do Flávio Fleury e do Alcides "Eu não disse que você conseguia!!!"
Em 2008, Pontes fez três meias maratonas: São Paulo - Yescom: 1h37min44se; Montanholi: 1h51min25seg; São Bernardo do Campo: 1h54min52seg. Uma Maratona: São Paulo em 3h40min48segundos. E outras provas menores como a corrida pela paz: 8km e Monte Líbano: 5,7 km. Totalizando 11 competições no ano.

Curiosidade
O sobrenome Pontes é de origem portuguesa, classificado como sendo do tipo toponímico, ou seja de origem geográfica. O fundador inicial deste tronco familiar foi um morador de uma das localidades chamadas de Ponte, sendo conhecido como " Fulano de Ponte ", transmitindo posteriormente essa designação aos seus descendentes.

O primeiro registro conhecido deste sobrenome data de 1.178, tal documento cita um cidadão chamado Johanes de Ponte. Podemos citar algumas localidades portuguesas de Ponte de Lima, Ponte da Barca, Ponte de Sor, esta última construída pelo imperador romano Marco Aurélio Probo.

Arnaldo de Sousa, jornalista e corredor
Foto: www.webrun.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí ARNALDO DE SOUSA,

Correr é cultura, lazer, divertimento, saúde, companheirismo.
Um belo texto e uma justa homenagem ao Wilian Pontes.
Você sabe o quão duro é fazer os 10 K sub 40.

Vamos em frente!

Wanderlei de Oliveira

Nilton disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilton disse...

"Eu não disse que você conseguia!!!", é só uma frase, para quebrar a parede que muitos atletas falam: "É difícil correr 10Km abaixo dos 40:00min". O Wilian provou que é possível quando se acredita, lógico que ele treinou para isso, mas isso não foi sorte, tanto é que fez melhor ainda em uma prova posterior a Nike, a Samsung, que bateu o seu recorde pela 2º vez no ano como mostra o gráfico, em um percurso mais difícil, simplesmente porque acreditou em si, deixando de lado o velho mito dos corredores que dizem que essa prova se corre de 1 a 2 min mais lentos que uma prova plana como foi a Nike...
Parabéns Wilian, o seu futuro é promissor!!!

Vicent Sobrinho disse...

Willian... nome de Reis e nobres ingleses.. o atletismo deve muito aos ingleses, afinal eles reconhecem essa modalidade como clássica no meio esportivo. E Willian, para nós vc é um clássico, um rapaz esforçado e com talento. E mais, vc tem possibilidades de correr muito mais ainda, e ´não duvido se no final do próximo ano vc não baixe os 37 minutos... abraços!!