segunda-feira, 5 de maio de 2008

Correr para quê?


por Estela Silva

“Você só pensa em corrida!” – Foi a frase que eu ouvi no meu último dia de trabalho para a empresa a qual eu dedicava de 10 a 12 horas diárias. Será que dá para comparar uma hora e meia de corrida com uma jornada de 12 horas??

Eu percebi que as pessoas que não praticam nenhuma atividade física e que gostariam de praticar, têm uma dificuldade imensa em aceitar as pessoas que conseguem espremer a agenda para dar o equilíbrio entre o corpo e a mente. Interessante, pois no lugar de tentar fazer o mesmo, elas ficam se corroendo e maldizendo quem consegue.

Quem consegue, seguramente leva muitas vantagens. Trabalha melhor, pois a capacidade de concentração de quem pratica atividade física é aumentada. Chega bem-humorado no trabalho, desenvolve melhor suas tarefas e se relaciona melhor com as pessoas. Tudo isso porque os níveis de serotonina no sistema nervoso central aumentam, fornecendo mais prazer vital.

Por isso as empresas deveriam valorizar os colaboradores que buscam qualidade de vida pela atividade física. Essas pessoas formam um círculo virtuoso ao seu redor, pois em geral elas têm bons hábitos, o que traz satisfação e bem-estar para todos.


* Estela Silva, jornalista e corredora

5 comentários:

edubarella disse...

Estela,

Bem sacado seu texto. Sinto o mesmo preconceito no meu ambiente trabalho e tenho certeza de que várias pessoas que treinam também são vistas com desconfiança pela vizinhança sedentária da "firma". Acordar cedo? Treinar aos sábados? Correr no frio? 'Você é louco' é a resposta-chavão. Então tá.

Anônimo disse...

Em todas as redações por onde passei nos últimos 10 anos, sempre fui o motivo da piadinha por acordar cedo, correr aos sábados e etc. "Eu prefiro aproveitar a vida!". "Não tem nada melhor para fazer na cama" São as pérolas que tenho de ouvir. Há também os comentários do tipo "Sua pele vai cair e as rugas aumentar". "A corrida envelhece". "A corrida dá celulite". Sabe o que é isso, gente? Inveja! É isso! Beijo em todos

Adriana Marmo

Vicent Sobrinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vicent Sobrinho disse...

Querida Estela... a verdade é uma só... Quem corre... sempre pode! Os demais, só querem e ficam sóquerendo! As atitudes de corredores como nós são ações e movimento.. Não é pra qualquer um! Então Parabéns! Pois... Você pode e fique tranquila pois, com certeza melhores empregos aparecerão. Bjs e continue correndo... Sempre!

Anônimo disse...

Perante os "inertes" somos os chatos que, sempre que temos a oportunidade queremos, convencê-los de como é bom correr. Já ouvi comentários do tipo: "você não acha chato passar uma hora correndo..." ou "Correr ?...só se for pro bar..." Sou um teimoso pois continuo, correndo e tentando convencê-los ! (João Paulo)