quarta-feira, 21 de maio de 2008

Run For Life faz pódios na Tribuna em Santos - Uma prova família



No último domingo (18), aconteceu a festiva 23ª etapa dos 10 km da Tribuna FM de Santos. Uma das provas mais concorridas do circuito brasileiro de competições esportivas. Na edição 2008, houve a participação de 14 mil inscritos.

O que mais impressiona na Tribuna é a organização. Antes da largada estava tudo bem-sinalizado com indicações de entrada da elite A e B e do grande público, que fazia a maior festa nas ruas estreitas da quatrocentona Santos.

Após a largada podíamos observar marcação em todos os quilômetros, tanto no chão em amarelo como na cronometragem acima das placas publicitárias. E o que mais emociona em Santos (essa é uma opinião unânime dos corredores) é o calor humano das pessoas que comparecem ao longo do percurso para apoiar a massa de gente que elas nem conhecem. Isso já vale a participação.

Eu percebi senhoras e senhores com suas cadeiras de praia dando apoio aos “mortos” corredores com aquele sol de rachar. Tivemos água gelada em vários pontos do percurso, o que amenizou a corrida pelas ruas de Santos com o tempo quente.

Correr é uma devoção e os monges e monjas do atletismo compareceram em massa para prestar sua homenagem aos deuses do Olimpo esportivo. Devoção por buscar um lugar ao pódio, devoção por superar suas marcas pessoais, devoção pela felicidade por estarmos inteiros (ou quase) em mais uma corrida festiva.

Pódios da Run For Life
Correção da organização: Patrícia Vismara completou a prova com 44min09seg e com esse resultado ficou em 5º lugar na categoria, pegando o sexto pódio para a RFL.

E os devotos da santa corrida (que nos dá forças e sustentação todos os dias) da Run For Life estavam presentes em mais uma peregrinação. O campeão do dia mais parece um padre do que um corredor com aquele cabelo branco e uma gentileza em pessoa, falo de Oswaldo Silveira que com 51min28seg ganhou pela quinta vez em Santos e foi seu oitavo pódio na competição em sua categoria de 75 a 79 anos.

Outro devoto da corrida de carteirinha e colecionador de troféus, Jacob Nahmias cravou 58min26seg e também freqüentou o pódio com um terceiro lugar na categoria de 75 a 79 anos.

Já o beato (esse quase foi padre de verdade) pelas corridas, Luiz Gonzaga de Carvalho, popular Pato ou Patinho, correu na categoria 65 a 69 anos e chegou em segundo lugar com o impressionante tempo de 43min50seg, carregado pelos anjos e Santos. Dando couro em muitos marmanjos de 20, 30, 40 ou 50 anos.

Entre as mulheres, a anja corredora foi Vera Alice Silva que cravou seus 52min30seg e chegou em segundo lugar. Mostrando que a RFL também coloca mulheres entre as melhores. E para completar, entre as mulheres devotas da santa corrida, Selma Nakakubo galgou o quinto lugar em sua categoria (é deselegante falar a idade das mulheres, não é mesmo?).

Momento família
Para não fugir à tradição, o técnico Wanderlei de Oliveira organiza uma confraternização ao final da prova santista, em que ele faz questão de frisar: “Participo desta competição desde a primeira ininterruptamente (há 23 anos)”.

Neste ano o ambiente estava agradável e bem familiar. Além dos atletas, estavam presentes a Dona Tereza de Oliveira (progenitora de Wanderlei); os pais do Nilton Maia (Luiz e Oswaldo Maia) que estiveram na chegada, a família Nakakubo, Sr. Seiji e D. Alzira, pais de Selma; a família Cezar, Sr. Vanderci e D. Maria Luiza, pais de Karine e os Tanaka, representado pelo Sr. Ricardo que acompanhava D. Anita.

Parabéns a todos pela excelente prova e esperamos vê-los nas próximas competições.

Resultado da Tribuna por ordem de chegada:
Nilton Maia, 40min20seg (atualizado)
Arnaldo de Sousa, 41min54seg
Wanderlei de Oliveira, 43min21seg
Luiz Gonzaga de Carvalho, 43min50seg
Paulo Morais, 44min01seg
Patricia Vismara, 44min09seg (atualizado)
José Alves Malheiros, 45min56seg
Selma Nakakubo: 46min36seg
Pedro Bocaggini, 48min31seg
Reinaldo Urias Jr. 49min12seg
Karine César. 49min26 seg
Oswaldo Silveira, 51min28seg
Vera Alice Silva, 52min30seg
Jacob Nahmias, 58min26seg
Antonio Carvalho, 59min30seg
Edimilson Machado, 56min55seg
Anita Satie Tanaka, 01h04min19seg
Hideo Koga, 01h06min12seg
Darci Aparecida dos Santos, 1h15min47seg

Arnaldo de Sousa, jornalista e corredor

Nenhum comentário: