sexta-feira, 9 de maio de 2008

Depois do pico


Vem o descanso ativo.
Até rimou.
Em novembro do ano passado iniciamos a fase de preparação básica visando o dia 13 de abril deste ano.
O segredo do sucesso esta no planejamento estratégico adotado e na seqüência correta da metodologia do treinamento.
Toda a fase tem a sua importância.
O atletismo é uma ciência exata!
Foram três fases de preparação básica, duas de preparação específica e por fim a fase competitiva. Total de seis meses de treino técnico, estruturado, focado para o dia da prova.
Os resultados de todos comprovam a eficiência do método adotado.
O meu grupo em especial que visa performance, o Arnaldo de Sousa, o Nilton Maia completaram com sucesso os 21 quilômetros da CORPORE – Corredores Paulista Reunidos na casa dos 90 minutos.
Porém, apesar de sabermos das dificuldades do percurso com muitas subidas, várias curvas fechadas, piso irregular e o calor intenso, não foram motivos para interferir nos excelentes resultados.
Mas, as conseqüências do esforço extremo que estão sujeitos todos os atletas que objetivam resultados vem depois.
Daí a necessidade do “descanso ativo”.
Merecido, pois conquistar o proposto não é para qualquer um.
Como diz o nosso amigo maratonista José Carlos Romanholi “duros e determinados” se referindo a sétima edição do Circuito Montanholi que será no dia 21 de junho.
E, como parte da preparação e para os críticos de carteirinha que só pelo fato de estar acompanhando os treinos mais de perto na pista, para ajudar na evolução e melhoria do desempenho técnico, “andam” dizendo que estou machucado.
Se assim estivesse, não estaria presente aos treinos, correndo diariamente, nadando três vezes por semana e “sambando” aos finais de semana como bom “mestre sala” na Escola de Samba Mocidade Alegre.
No último sábado, estivemos no Sítio Santa Clara em Morungaba à convite do José Carlos Romanholi para percorrer os 15 quilômetros da parte mais difícil do percurso.
Desde o dia 5 de maio, após aos treinos, estou na Federação Paulista de Atletismo no Departamento de Corrida de Rua .(http://www.atletismofpa.org.br/), na rua Manoel da Nóbrega, 800.

É para frente que se corre.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: