terça-feira, 27 de maio de 2008

David Cheruiyot vence a maratona de Ottawa pela terceira vez


Texto e foto são da IAAF

Ottawa, Canadá – David Cheruiyot defendeu com sucesso seu título da Maratona de Ottawa no Canadá com o tempo de 2h10min59seg e recebeu o prêmio de US$ 15 mil pela vitória, de acordo com informações da International Association of Athletics Federations (IAAF).

Eram 7 horas da manhã e a temperatura beirando os 8 graus Celsius e sem nenhuma nuvem no céu, o que ajudou ao longo da competição, elevar a temperatura para 17 graus, empregando esforço maior aos competidores.

Após o coelho (pacemaker) se retirar da prova, na altura do 24 km, Cheruyot estava seguindo o compatriota queniano Vincent Kiplagat e Salomão Molla da Etiópia de apenas 21 anos. Para a partir daí enjetar mais vida em sua corrida e ir para frente. Lá pelo 36 km Kiplagat tinha caído o rendimento e a partir daí eram dois homens e uma corrida.

O par (Cheruiyot e Molla) permaneceu numa batalha da corrida até o final, quando a 150 metros da chegada, Cheruiyot num sprint final conseguiu chegar à frente do etíope. Foi a terceira vitória do queniano em quatro anos (2005, 2007 e 2008).

“Eu me sinto bem pela vitória, mas perdemos o registro do recorde da prova”, disse o corredor queniano de 38 anos. “Para obter o recorde, precisaríamos estar a 1h31 aos 30 km, mas estávamos a 1h33, eu sabia que não daria”, comentou ao final da corrida.

Feminino com garra
Na estréia em maratonas, a vencedora foi a marroquina Asmae Leghazoui com o tempo de 2h28min43seg e pela conquista ganhou US$ 15 mil.

“No 26 km fiz a minha jogada”, disse Leghazoui. “É a minha primeira maratona. Foi difícil pra mim. Eu corri bem. Eu tentei administrar, pois pensava que a maratona era muito mais rápida, mas eu estou muito feliz por ser minha primeira maratona. Eu treino sozinha no Marrocos. Não tenho treinador”, enfatizou a marroquina.

Tradução e adaptação de Arnaldo de Sousa, jornalista e corredor

Nenhum comentário: