terça-feira, 13 de maio de 2008

Respeito ao corredor

Foto: Alexandre Koda/ http://www.webrun.com.br/

São Paulo (SP) - Momentos antes da largada da oitava edição da corrida e caminhada do GRAACC defronte a Assembléia Legislativa, o diretor técnico da CORPORE – Corredores Paulistas Reunidos Mário Rollo que estava no carro da imprensa que acompanha os líderes, comentou com emoção o “respeito e cultura esportiva” demonstrada pelos atletas de elite, onde não havia cordão de isolamento na largada e também a famosa barreira humana para impedir os mais apressados escaparem antes do sinal.

- Isso é um grande avanço, afirmou Rollo.

Pelo segundo ano consecutivo a CORPORE é a responsável pela organização da corrida e caminhada do GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer criado em 1991 pelo médico Sérgio Petrilli, onde toda verba arrecadada é destinada para o Hospital que fica ao lado da Universidade Federal de São Paulo, antiga Escola Paulista de Medicina na Vila Mariana.

A prova
Pontualmente às 8 horas é dada a largada. Sete mil pessoas enfrentam os 14 graus da fria manhã de outono no dia 11 de maio, dia das mães. Logo no primeiro quilômetro, Naval Freitas, Benedito Donizetti Gomes e Adriano Bastos ditam o ritmo da prova que passaram para 2min56seg.

Assim foi até quilômetro quatro quando Adriano Bastos assume a ponta, o que durou pouco tempo até Donizetti passar o quilômetro cinco em 15min30seg, aparentemente tranqüilo. Em várias ocasiões Donizetti olhava para trás onde parecia que esperava seu companheiro de treino o Naval Freitas. Assim foi até cruzarem alinha de chegada de mãos dadas em 30min52seg.

Os cinco primeiros quilômetros foram na Avenida República do Líbano próximo ao Parque do Ibirapuera, retornando pela Assembléia Legislativa passando pelo Obelisco em direção ao aeroporto de Congonhas, trecho mais difícil do percurso pela longa subida até o viaduto da Avenida Indianópolis que completaram em 3min20seg.

Parciais e acumulado:
O1 Km = 2min56seg / 2min56seg
O2 Km = 3min04seg / 6min01seg
O3 Km = 3min02seg / 9min04seg
O4 Km = 3min20seg / 12min24seg
O5 Km = 3min05seg / 15min30seg
O6 Km = 2min59seg / 18min29seg
O7 Km = 3min22seg / 21min51seg
O8 Km = 3min05seg / 24min54seg
O9 Km = 3min01seg / 27min59seg
10 Km = 3min02seg / 30min52seg

Média de 3 minutos e 03 segundos por quilômetro
Segunda parcial de 5 Km em 15min22seg (split negativo no jargão do corredor)
30min52 – Benedito Donizetti Gomes – M Calçados/Caixa/UNIP
- Naval Freitas – M Calçados/Caixa/UNIP
30min58 – Adriano Bastos - Pão de Açúcar/BM&F/New Balance

Prova feminina
Disputadíssima do início ao fim. A jovem atleta Flaviana Chung comandou a prova até o último quilometro, quando foi ultrapassada pela corredora Walquiria Martins.

Ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, Walquiria parecia não acreditar na vitória, devido a sua superação ao longo do trajeto. Essa emoção foi transferida ao abraçar um companheiro de treino na chegada onde caiu em prantos pela conquista mais importante de sua carreira esportiva.

36min42 – Walquiria Milaine Martins – Play Team
36min45 – Flaviana Ferreira Chung – Adauto Domingues Performance
37min09 – Sandra Maria Furtado de Castro – Fundação CESP

Curiosidades do evento
O atleta Benedito Donizetti Gomes é um dos atletas “mais idosos” a vencer uma prova. Aos 47 anos, Donizetti ao cruzar a linha de chegada, ofereceu o resultado a sua esposa e mãe de seu filho e feliz por estar em alto nível nessa idade.

Já o diretor técnico Mário Rollo aos 61 anos esbanja saúde; corredor desde 1976. Na CORPORE iniciou em 1994 levando sua experiência, dedicação e constante aprimoramento no campo da organização técnica. Quando não esta nos eventos, exerce a profissão de dentista, um dos melhores segundo um amigo que é seu paciente.

GRAACC – Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil

http://www.graacc.org.br/

Wanderlei de Oliveira

Federação Paulista de Atletismo
http://www.atletismofpa.org.br/
Corrida de Rua
http://www.corridaderuafpa.org.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Wo,

O Dr. Mario Rollo é uma das pessoas que mais prezo no nosso meio.

Aliás sempre ao vê-lo repito: "Só não quero rolo"

Harry