quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

84ª Corrida Internacional de São Silvestre




31 de dezembro é o dia do Santo São Silvestre
Embora seu nome se confunda com a própria história da corrida de rua mais famosa do País, poucas pessoas sabem quem foi o santo, cuja festa acontece no último dia do ano. Natural de Roma São Silvestre foi papa e governou a Igreja de 314 a 355 d.C, ano em que morreu, exatamente no dia 31 de dezembro. A Igreja Católica escolheu esta data para canonizá-lo.

Uma grande festa nas ruas de São Paulo
Tudo começou com o jornalista Cásper Líbero, que se inspirou numa corrida noturna francesa em que os competidores carregavam tochas de fogo durante o percurso. Era o ano de 1924. Depois de assistir ao evento em Paris, ele não teve dúvidas de trazer o projeto para São Paulo. À meia-noite de 31 de dezembro daquele mesmo ano foi disputada a primeira São Silvestre, que homenageia o Santo do dia.

30 anos de São Silvestre
Wanderlei de Oliveira, 49, maratonista, diretor da Federação Paulista de Atletismo, coordenador-técnico do Clube de Corredores de Rua BM&FBOVESPA, será o comentarista da São Silvestre pelo oitavo ano consecutivo da prova masculina. Oliveira iniciou no atletismo em 1966 incentivado pelo seu pai Olavo de Oliveira, ex-jogador de futebol. É um dos fundadores da CORPORE - Corredores Paulistas Reunidos (1982) e da assessoria esportiva RUN FOR LIFE (1980), como atleta já percorreu mais de 75 mil quilometros - correndo.

Jornalistas e jogadores na São Silvestre
Quem não se lembra da preparação do César Augusto, repórter da TV GLOBO, para a São Silvestre de 1992. Três anos depois, 1995, o resgate para o esporte do biomédico Edgard Freire, na época com 64 anos. Edgard Freire foi o segundo colocado na São Silvestre de 1954. Em 1996, mais um desafio para a São Silvestre. Dessa vez, com o então jogador do Corinthians Neto. No ano seguinte, em 1997, relembrando os tempos de César Augusto, de novo uma jornalista. O desafio? Treinar uma repórter da Boa Forma, Fernanda Paradizo, para correr a Maratona de Nova York do mesmo ano. A ex-menina de rua Ana Luiza dos Anjos Garcez, popular “Animal”; Mítico Nakatani, 76 anos, dez vezes vencedora em sua categoria da São Silvestre e o maître Oswaldo Silveira, 78 anos, destaque internacional segundo colocado na Maratona de Nova York em 2007, todos orientados por Wanderlei de Oliveira.
TV Gazeta – São Paulo
Horário: 16h52
Dia: 31/12/2008

A narração da Corrida Internacional de São Silvestre ficará por conta dos jornalistas Fernando Soléra e Celso Cardoso.

Mais informações no site: http://www.saosilvestre.com.br/
Federação Paulista de Atletismo: http://www.corridaderuafpa.com.br/
RUN FOR LIFE: http://www.runforlife.com.br/

Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Anônimo disse...

Wanderlei, boa sorte nos comentários da SS... como sempre, tenho certeza que dará um show.
E um feliz 2009.
abs,
Fernanda