quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Anita Tanaka é exemplo de superação e de participação



Determinação, dedicação aos treinos, força de vontade são qualidades que se aplicam aos corredores de modo geral. Cada um de nós tem um pouco disso para completar uma competição. Nesta quarta-feira, 17 de dezembro, dona Anita Satie Tanaka completou 62 anos de idade e tem essas qualidades em superlativos. Um exemplo a ser seguido pelos jovens ou experientes corredores.

Anita começou a participar de competições esportivas apenas em 2007, quando correu 13 provas. Neste ano, essa guerreira nipônica participou de cinco competições com a disposição que muitos jovens não têm.

“Por causa de um desgaste no joelho ela não vai poder participar da São Silvestre neste ano. Ela estava triste por isso. Ela tem de limitar a quilometragem por um tempo, fazer musculação e bike para recuperar a forma”, comentou a filha-coruja e montanhista Carla Tanaka. Carla escalou o monte Aconcágua na Argentina em 2008.

De acordo com Carla, dona Anita, cuja formação é estilista, parou de trabalhar logo depois que casou pra cuidar dos filhos. “Acho que somos felizes e seguros por isso. E com uns 50 e poucos voltou a trabalhar montando um Atelier”, completou a filha.

Filha dos imigrantes japoneses (2008 é o ano do centenário da imigração japonesa no Brasil), Tadao Shintani e de Hisami Shintani que vieram ao país na década de 1940 em busca de um lugar melhor para criar seus filhos, escolheram São Paulo para fixarem moradia.

Tanto para dona Anita como para seu Ricardo, o marido, a cultura japonesa permanece enraizada no seio familiar. “Meus oditian e obatian (avô e avó em japonês) eram de Nagasaki (cidade arrasada com a bomba nuclear na segunda guerra mundial)”, conta Carla Tanaka. O sobrenome Tanaka quer dizer: Naka: dentro e TA: feudo, logo os TANAKA medievais ficavam dentro do feudo.

Você tem alguma lembrança dos tempos de infância de sua mãe? “Tenho duas lembranças muito legais: uma é que ela adora Natal... então ela acordava cedo nesta época e colocava umas músicas típicas de Natal e a gente tirava uns dias pra limpar a casa e decorá-la... acordava a gente com essas musicas”, relembra Carla

E continua: “Eu tenho também uma ótima lembrança com muito carinho e um gosto bom de tardes das férias que ela tirava pra fazer roupinhas de bonecas... Super bacanas! Elaboradíssimas!”, conclui.

Essa foi uma homenagem daquela que está sempre correndo entre nós e nos mostrando sempre um sorriso amigo independente do momento em que esteja passando.
Dona Anita, feliz aniversário e ótima recuperação, são os votos da equipe Run For Life.

Arnaldo de Sousa, jornalista e corredor
Fotos: Carla Tanaka
Foto 1: Anita e Ricardo Tanaka na Airton Senna Racing
Foto 2: Filhos: Carla, Eric, Evely e Ricardo

2 comentários:

Ana Paula Kamiyama disse...

Parabéns tia Anita!!!Vc é uma vencedora e exemplo para nós da Tnk.
Obrigada pela dedicação e carinho durante estes anos!!!!

Eric disse...

Uma homenagem emocionante!

Parabéns Mama!
Você merece!

Um grande abraço ao pessoal da Run For Life e um grande beijo do filho mais novo.