terça-feira, 6 de maio de 2008

Longevidade e competitividade é Mitico Nakatani aos 76 anos


Os países do oriente têm uma cultura da homenagem às pessoas da melhor idade (alguns chamam de terceira idade outros por idosos). No Japão, por exemplo, o culto à longevidade está escrito em seu hino:

Kimi ga yo wa
Chiyoni yachiyo ni
Sazare ishi noIwao to nari te
Kobe no mussu made. (em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil)

Esse é um poema cultuado em homenagem ao Imperador do Japão de origem do ano 905 de nossa era, mas que foi reformulado em 1.013 até ficar assim até 1.888, portanto, há exatos 120 anos atrás.

Aliás, longevidade é demonstrada na fibra da nossa amiga corredora, Dona Mítico Nakatani, que completa fabulosos 76 anos de idade, nesta terça-feira, 06 de maio.

Humilde mas aventureira, determinada e ousada, Dona Mítico há cerca de três semanas ganhou três medalhas de ouro numa competição em Paranaguá (cidade portuária do Paraná). E ela nem comentou com muita gente.

Para se ter uma idéia da conquista de nossa colega aniversariante, ela participou de nada menos que três competições no mesmo final de semana: 5.000 metros completados em 30min07seg; nos 800 metros foram em 4min08seg e nos 1.500 metros em 7 min30seg.

“Eles (os participantes e organizadores) gostaram do meu movimento de braços. Eu disse, eu tenho técnico. E eles disseram: ‘E pra correr precisa de técnico?’ ”, disse Nakatani, entre entusiasmada e meio tímida.

A história de Dona Mítico, todo mundo já conhece. Há cerca de 20 anos era uma pessoa sedentária, estava intoxicada por remédios, quando uma médica indicou exercícios físicos e alimentação natural para a desintoxicação.

Dona Mítico venceu muitos obstáculos para conquistar a longevidade atual e entrar para a história como a campeã mundial de maratona máster em 2005, na Espanha, título máximo que um corredor/maratonista pode alcançar na categoria amadora.

Nossa colega coleciona mais de 500 medalhas e troféus e diz que não sabe ao certo quantas existem em sua casa. “Ainda não parei para contar”, conta com simplicidade.

“Fiz minha primeira maratona em Nova York em 2000 com o tempo de 4h30min, por insistência do Wanderlei de Oliveira com meu médico. Wanderlei dizia que daria para eu completar já que eu havia corrido algumas meia maratonas”, comentou Nakatani.

Em resumo, Dona Mítico, a nossa Mítico, tem no currículo de corredora 3 Maratonas, 8 Meias Maratonas, 10 São Silvestres, uma infinidade de provas de 10 km e outras tantas (que não sabe a conta) de provas curtas como 400, 800, 1.500, 5000... Essa é a Dona Mitico.

Feliz Aniversário Dona Mítico! E muitos e muitos anos de vida!!!

Ah, a tradução do texto do hino japonês em homenagem ao Imperador é:

Que sejam vosso dez mil anos de reinado felizes
Governai, meu senhor, até que os que agora são seixos
Transformem-se, unidos pelas idades, em rochedos poderosos
Cujos lados veneráveis o musgo cobre.
(de acordo com tradução na internet)

Escrito por Arnaldo de Sousa, jornalista e corredor

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny