terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Ao redor da Terra


A Lua Cheia é fonte de inspiração para músicos, poetas, escritores e cineastas que a usaram para criar pânico com suas cenas macabras de vampiros, lobisomens.

As várias fases da Lua influenciam os movimentos das marés, o corpo humano, as plantações. Dizem até que na Lua Crescente é possível crescer cabelo. Misticismo ou não, só o fato de acreditar já manifesta transformações.

Essa fase lunar que ocorreu o eclipse total onde a Terra se coloca entre o Sol e a Lua, fez com que refizesse alguns cálculos.

O mês de fevereiro esta chegando ao fim com 29 dias. Ano bissexto. 366 dias é o tempo que a Terra levará para dar a volta em torno do Sol.

Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 quilômetros. Num ritmo de 6 minutos e 20 segundos por quilometro, uma pessoa levaria 175 dias correndo sem parar para dar a volta ao mundo pela linha do Equador (Guia dos Curiosos de Marcelo Duarte, Cia das Letras).

Se uma pessoa andar 5 km por dia, ao final de um mês terá percorrido 150 quilômetros, e no ano 1800 quilômetros. Se um par de tênis dura em média 500 quilômetros, ela terá gasto 3 pares e meio no ano.

Uma pessoa consome durante os 365 dias do ano o equivalente a 1 tonelada de alimentos.

Para gastar tudo isso – só fazendo exercícios aeróbios diariamente.

Por estar correndo desde os 6 anos de idade acredito que já tenha percorrido 72.658 mil quilômetros, quase duas voltas ao redor da Terra.

6h21 da manhã. Vigésimo quinto dia de fevereiro de 2008. Treino de ritmo de 5 quilômetros no asfalto do Parque do Ibirapuera. Cumpri a planilha. Respeitei o meu corpo. Devagar, mas sempre correndo. Completamos 598 quilômetros nos cinqüenta e seis dias do ano. A média esta em 10,6 quilômetros por dia.
Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi WO,
Hoje consegui ler com mais calma. Pois é, meu desafio será de 89K o que diria correr 175 dias sem parar.
Abraço
Harry