sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

A força de uma palavra

por Karine César*

Sabe aquela história de estar no lugar certo na hora certa? Foi justamente o que aconteceu comigo hoje. Na verdade, o que veio na hora certa foi a frase dita pelo treinador Wanderlei. Enquanto estávamos nos aquecendo para o circuit trainning, ele sabiamente disparou: “Estou gostando de ver” (referindo-se a minha freqüência um pouco mais constante nos treinos). Era justamente disto que precisava!
Ao contrário de muitas pessoas que respondem “bem” ao desdenho dos outros e se superam, eu funciono melhor com uma palavra de incentivo. Cada um no seu estilo. Tive uma chefe que sustentava a teoria de que não podia elogiar o trabalho de nenhum funcionário porque, se o fizesse, ele relaxaria. Lembro-me até hoje quando recebi um e-mail dela me parabenizando pelo meu texto. Além daquilo massagear o meu ego, provei a ela que nem sempre é na porrada que as pessoas dão o seu melhor. Tanto que continuei recebendo elogios.
Realmente, depois da decepção com o meu tempo na São Silvestre, resolvi me empenhar este ano. Tirei minhas promessas do papel e estou me esforçando para colocá-las em prática. Para isso, eliminei coisas que empatavam o meu objetivo. Livrei-me das guloseimas (ficar mais leve ajuda muito na hora de correr); de um namorado que não respeitava a minha rigidez de horário para dormir; e das baladas no meio da semana. Enfim, meu estilo de vida mudou. Confesso que sair da cama pela manhã ainda está sendo o meu maior desafio. Mas, em breve, também vou superá-lo. (O Reinaldo e o Nilton estão me incentivando nessa parte)
Sei que os puxões de orelhas são necessários, isso é incontestável. Entretanto, às vezes, um tapinha nas costas também. E, por isso, que, não importa qual seja o seu temperamento, uma coisa é válida para todos: aquela frase colocada no momento certo (seja de repreensão ou de incentivo) é que faz você literalmente correr mais rápido.

* Karine César é editora da revista Dieta Já, da Editora Símbolo

Nenhum comentário: