segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Ritmo, harmonia, evolução

O carnaval já passou. Os ensinamentos podem ser transferidos para o atletismo de competição. Para que uma escola de samba se torne campeã, são necessários vários ensaios. No atletismo, muitos treinos.
Para tudo estar afinado e sair conforme o planejado no dia do desfile ou competição, temos que ficar atentos ao ritmo para cruzar os 800 metros de pista do Sambódromo. Os integrantes da escola têm que ter harmonia com o samba-enredo, bateria para que haja uma evolução perfeita.
Hoje fizemos o primeiro treino de ritmo do ano. O tempo run, que é um método moderno de treinamento onde se estabelece a distância a ser percorrida e os tempos de passagens por quilômetro.
Exemplo: 5 K de forma contínua (sem paradas).
É um excelente treino para trabalhar com monitor cardíaco como auxílio no controle da freqüência cardíaca e ritmo de corrida.
O melhor indicativo de sua atual condição física. Sempre será o seu desempenho nos treinos.
Observe o seu comportamento no TEMPO RUN de 5 km.
- Os primeiros 2.5 K têm que ser igual ou mais rápido (no máximo 30 segundos) em relação à segunda metade.
- Se você iniciar muito rápido, corre o risco de parar nos próximos quilômetros.
- Caso esteja correndo mais rápido em treino (tempo real) do que nas provas, é sinal de que esta fazendo algo errado (verifique o tempo estipulado e consulte seu técnico).
- Conduza o seu treino com inteligência. Temperaturas altas e umidade relativa do ar superior a 80%, como esta manhã, são fatores determinantes para uma possível queda no rendimento.

6h00 da manhã. Décimo oitavo dia de fevereiro de 2008. Parque do Ibirapuera em São Paulo. Treino em perfeita harmonia. Tempo previsto para 20min25, média de 4min05; tempo estabelecido de 20min20, média de 4min04. Apenas um segundo na média mais rápido. Apenas como curiosidade, nos 10 K de São Paulo no dia 25 de janeiro passei os primeiros 5 K em 20min18 e o segundo em 20min22. O meu grupo passou o primeiro quilômetro em 4min10 (trecho com subidas e curvas) e o segundo em 3min59 (descida). Depois mantivemos a média sob controle. Agora estamos com 510 quilômetros nos quarenta e nove dias do ano. A média esta em 10,4 quilômetros por dia.

Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Anônimo disse...

Wanderlei,
Parabéns por hoje, que é o Dia do Esportista. Um grande abraço, repleto de admiração.
Adriana Marmo, a que pretende voltar amanhã (ó céus!)