terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Devagar... devagarinho


É o título da música lançada em 1995 no disco “Ta delícia, ta gostoso”, de Martinho da Vila. Martinho da Vila é um dos responsáveis em popularizar o partido alto, samba cadenciado que antes se tocava nos terreiros e nas quadras das escolas de samba. Com mais de 140 composições, nos anos 70 emplacou músicas de sucesso como “canta canta, minha gente” e “disritmia”. Foi o primeiro sambista a vender mais de 1 milhão de discos e ganhar o disco de diamante.
Martinho da Vila é famoso por ser “muito devagar”, mas ele diz que é desse jeito que vai driblando os espinhos e seguindo o seu caminho. “Sei onde vou chegar”.
“Quem tem pressa pode tropeçar e se arrebentar. Devagarinho é que a gente chega lá”.
Se devagar o sambista Marinho da Vila chegou aos 70 anos. Devagarinho quero chegar aos 140 anos. A música e letra “Devagar... devagarinho” é de autoria de Eraldo Divagar, a interpretação é de Martinho da Vila.

5h51 da manhã.
Décimo nono dia de fevereiro de 2008. Parque do Estado de São Paulo. O Jardim Botânico abre às 6 horas, mas para quem corre – todas as portas se abrem. A natureza às vezes nos deixa em situações desconfortáveis. Correndo na trilha dos bugios, em uma das arvores estava um macaco, tranqüilo, urinando em quem passasse. Como já não é a primeira vez que isso acontece, afinal, é lá seu habitat. Esperei por alguns segundos para avisar um grupo de senhoras orientais que caminhavam na trilha. Pensei em dizer “tin-tin”, mas poderia ser deselegante, porque na tradução da língua japonesa, “tin-tin” é o mesmo que “piu-piu”. Agora fica aí a dica, antes de brindar e dizer “tin-tin” em uma festa veja se não tem nenhum oriental por perto. Em tempo, este ano é comemorado o centenário da imigração japonesa ao Brasil.
Chegamos a 525 quilômetros nos cinqüenta dias do ano. A média esta em 10,5 quilômetros por dia.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: