terça-feira, 11 de março de 2008

AUTODETERMINAÇÃO


Eduard Deci e Richard Ryan são professores do departamento de Clínica e Ciências Sociais em Psicologia da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Eles criaram em 1980 a “teoria da autodeterminação”.
Essa teoria é baseada no comportamento humano. São classificadas três necessidades psicológicas primárias e universais: autonomia, capacidade, relação social.
O filme “Poder além da vida” sintetiza bem essa teoria. Reflexões sobre o cotidiano. Preconceitos. Medos. O ginasta retratado no episódio vivencia esses conflitos. A autonomia é a autodeterminação de superar suas deficiências. Capacidade é enfrentar os problemas, preparar-se para atingir seu objetivo. E a relação social é saber lidar com tudo isso e conviver com seus companheiros de treino, sem julgá-los.
O segredo é a motivação.
Gostar do que faz já é um passo para o sucesso.
A cada manhã, foque seus objetivos. Isso manterá você motivado, determinado para chegar onde deseja.
Um dos fatores mais importantes para o “sucesso na corrida não é o corpo, mas a mente”.
É essa autodeterminação que fez com que a arquiteta urbanista, corredora e montanhista Carla Anita Tanaka, 36, chegasse sozinha ao topo do Aconcágua, no Chile; a 6.962 metros de altitude em relação ao nível do mar.
Confira em breve no site matéria especial feita pelo jornalista e corredor Arnaldo de Sousa.

6h21 da manhã. Décimo primeiro dia de março de 2008. Parque do Ibirapuera em São Paulo. As poucas pessoas que vimos hoje no parque estavam escondidas da chuva sob a marquise. O Nilton Maia, Paulo Moraes, Arnaldo de Sousa e eu interagimos com a forte chuva. É a natureza. Faz bem para o corpo. Fortalece. Atingimos a marca dos 777 quilômetros nos setenta e um dias do ano. A média está em 10,9 quilômetros por dia. O acumulado total em 72.837 quilômetros.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: