segunda-feira, 10 de março de 2008

Mulheres corredoras – Como tudo começou


Desde que a americana, Kathrine Switzer, correu a Maratona de Boston em 1967, disfarçada de homem, e quebrou o tabu, de que as mulheres “não tinham força e resistência para correr os 42.195 metros", as mulheres não pararam mais de aderir ao movimento de saúde e qualidade de vida, através da caminhada e corrida.

A primeira maratona olímpica feminina foi realizada em 1984, em Los Angeles, e a vencedora foi à norte-americana, Joan Benoit Samuelson.

Tanto Kathrine Switzer, diretora da Avon e criadora do Circuito Mundial de Corridas da Avon, que teve início nos anos 80 e, Joan Benoit Samuelson, empunharam a bandeira de levar avante os benefícios da prática da corrida para as mulheres, com o objetivo de eliminar o sedentarismo e a promover a saúde.

Por vários anos ao redor do mundo, nas principais capitais, foram realizadas a AVON RUNNING, circuito com provas de 10 K de corrida e 5 K de caminhada.

Em 1998, período de maior crescimento da Avon Running mais de 200.000 (duzentas mil) mulheres participaram do evento.

6h28 da manhã. Décimo dia de março de 2008. Pista de atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães no Ibirapuera em São Paulo. Interval-training de 400 metros. Treino forte em ritmo pré-determinado com pausa curta. Nesse tipo de treino é alta a produção de ácido-lático (sensação de dor e redução da performance). Chegamos a marca dos 762 quilômetros nos setenta dias do ano. A média esta em 10,8 quilômetros por dia. O acumulado total em 72.822 quilômetros.
Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: