segunda-feira, 3 de março de 2008

Hoje é que começou o treino


A corrida, é uma seqüência da caminhada, e para que ela possa ser executada de uma forma confortável, econômica e ao mesmo tempo eficiente, que faça com que você percorra determinada distância em um menor tempo possível, essa locomoção é devido à ação sincronizada (automatizada) dos gestos de seu corpo.

Com o avanço da medicina esportiva e tecnologia, ao longo dos anos foram desenvolvidos vários métodos de treinamento, aos quais definimos como exercícios de qualidade, e sua função é a de proporcionar ao praticante qualidades físicas essenciais: resistência, força, velocidade, flexibilidade e agilidade.

Após dois meses de preparação básica em que foram enfatizadas todas essas qualidades em que o principal objetivo é preparar o organismo para suportar os treinos mais duros.

Iniciamos hoje o “interval-training”, que é um método de treinamento idealizado pelo técnico alemão Woldemar Gerschller em 1939. No ano de 1952 Gerschller uni-se ao fisiologista também alemão Herbert Reindell para formularem a concepção científica de treinamento intervalado. As distâncias escolhidas eram de 100, 200 e 400 metros com tempos preestabelecidos, que eram realizadas em pista de atletismo, o intervalo entre as repetições não ultrapassavam aos 90 segundos de pausa ativa (caminhada ou corrida lenta). Este método é utilizado para desenvolver a resistência anaeróbia, resistência aeróbia, resistência muscular localizada, velocidade de deslocamento e força explosiva.

É um treino que exige o máximo do praticante. Por isso, não é recomendado fazer esse trabalho sem uma “base” mínima adequada. Os riscos de contusão são muitos.

O Paulo de Moraes Barros que se preparara para a Maratona de Roterdã, ao final de seu treino enfatizou: “hoje é que começou o treino”, se referindo a dureza que é se preparar para uma maratona.

6h27 da manhã. Terceiro dia de março de 2008. Centro de Excelência BM&F de Atletismo. Depois de um treino longo de 20 quilômetros com direito a subida da biologia no sábado na Cidade Universitária em São Paulo, nada melhor do que uma rodagem à beira mar no domingo no Guarujá, para relaxar. Estamos com 683 quilômetros nos sessenta três dias do ano. A média esta em 10,8 quilômetros por dia. O acumulado total em 72.743 quilômetros.
Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Anônimo disse...

Foram ótimos os tiros de 400m