quinta-feira, 6 de março de 2008

Tubaina e mortadela


Em 1983, fui escalado pelo presidente da Federação Paulista de Atletismo, o comendador Evald Gomes da Silva, para representá-lo na Meia Maratona de Itapira, interior de São Paulo. Na ocasião, exercia o cargo de diretor do departamento infanto-juvenil e, a minha missão era acompanhar a prova do carro madrinha (veículo que vai à frente dos líderes) e ao término da prova participar da solenidade de entrega de prêmios.

A Meia Maratona de Itapira era uma das principais corridas do Estado de São Paulo, assim como a Meia Maratona da Independência da Gazeta Esportiva. A prova reunia os principais atletas do Brasil.

Conforme o combinado, lá estava eu se apresentando ao organizador do evento. Porém, na função de técnico da CORPORE – Corredores Paulistas Reunidos, na época, estava com o atleta Edson Bergara. Contrariando o presidente da FPA, resolvi correr a prova, uma vez que começava a treinar distâncias mais longas junto com os atletas da Corpore (a minha prova por vários anos, foi os 400 metros rasos). No início dos anos 80, poucos se aventuravam em corridas longas, e não mais do que cem atletas só “os feras” se perfilaram a linha de largada, dentro do Estádio Municipal de Itapira.

Logo na largada, todos sumiram, mas, não desanimei e fui em frente. Na altura do quilometro cinco, entrávamos pelos canaviais, o piso, uma mistura de terra e areia, subida e descida o tempo todo, e ninguém à frente e muito menos atrás. Chegava o quilometro dez, em um dia de muito sol, e nada de água (na época não tinha postos de água nas provas), mas continuei em frente, até sair do canavial muitos quilômetros depois. Já retornando a cidade, avistei um corredor e num último esforço relembrando os bons tempos de velocista, para tentar não chegar em último e quem sabe abaixo das duas horas, alcancei o corredor, que me falou que estava com cãibras. Tentando incentivá-lo, falei vamos juntos, achando que o sujeito já estava no prego. O cara se animou e me deixou para trás novamente. Completei a prova em último com 2h10, uma hora depois do vencedor, o Edson Bergara, que já tinha recebido o prêmio. Medalhas, na época, só para os primeiros. Nos quilômetros finais, estava louco por uma sombra e água fresca. Quando cruzei a linha de chegada, um dos organizadores, veio me recepcionar e falou, “guardei um vale refrigerante e lanche para você”, de imediato agradeci. Estou salvo!

Só que ele não falou que os lanches estavam sendo entregues dentro do Ginásio de Esportes na sala de imprensa, último andar. Esfomeado e morto de sede subi os primeiros lances de escadas como se nada tivesse acontecido, porém, algo inusitado me esperava. As malditas cãibras. Parei no terceiro lance me contorcendo de dor e fiquei por ali, até que apareceu um corredor solidário, ou talvez, assustado que pensou que eu estivesse tendo um ataque epiléptico. Quando a dor passou, um outro sujeito, apareceu com o meu lanche e prêmio: - um copo de tubaina e um sanduíche de mortadela.

5h56 da manhã. Sexto dia de março de 2008. Parque do Estado de São Paulo, Jardim Botânico. Dia da “corrida zen”, para se recuperar do treino fracionado de quarta-feira. Chegamos a marca dos 720 quilômetros nos sessenta e seis dias do ano. A média esta em 10,9 quilômetros por dia. O acumulado total em 72.780 quilômetros.
Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Jacke Gense disse...

E a gente acha que "os bons" sempre foram bons!!!
Wanderlei, a cada dia admiro mais e mais o seu trabalho e sua postura como profissional. E de verdade estou muito feliz de estar fazendo parte da RFL!

Um abraço
Jacke