segunda-feira, 17 de março de 2008

Qual é o seu limite?


De acordo com a lei da atração, muito em moda no mundo inteiro através do livro: The Secret – Atraction Low, tudo que repetimos se realiza. Se repetirmos aspectos negativos, a evidência será enfatizada pelo negativismo.

Por outro lado, se enfocarmos os aspectos positivos da nossa vida, teremos uma vida plena aqui na Terra. Portanto, faço a pergunta: Qual é o seu limite?

Eu confesso que evito dizer ou projetar qualquer limite. Somos pessoas ligadas ao todo. O universo repercute o que somos, fazemos, lemos, discutimos, e assim, por diante.
Limite, aliás, segundo o dicionário Aurélio quer dizer, entre outras coisas, “Ponto que não se deve ou não se pode ultrapassar; fronteira”.

Logo, se colocamos um limite nos treinamentos, nos testes e na corrida iremos demarcar uma fronteira para não ser ultrapassada. Nosso cérebro age conforme o que você disser a ele. Algumas pessoas me falam: “Cheguei no meu limite...”, então aí ela colocou essa fronteira nela mesma.

Algumas desculpas servem para fixarmos limites como: “Já tenho 40 anos e não consigo passar o limite dos 50 ou 40 minutos nos 10 km”. Essa é uma forma de fixar os limites.

Veja, eu acabo de completar 40 anos e no último domingo participei do circuito Track & Field Run Series e conclui a prova de 10 km em 40’13”, oficialmente. Com esse resultado,conquistei o direito de sair na elite da Corpore pela faixa etária (40-45 anos).

Porém, não sei e não quero saber qual será meu limite, por enquanto. Também não sou tolo em querer que meu físico não envelheça mas com minhas atitudes pró-ativas isso será retardado. Veja o exemplo do vovô Wanderlei, está firme aos 48 anos (risos).

Falando sério, é claro que podemos buscar novos desafios e fixar metas a serem alcançadas. Para isso, devemos cuidar para que a ousadia não se transforme em lesões, mas em resultados.

Portanto, minha meta para esse ano é fazer 39 minutos nos 10 km. Eu tenho certeza que vou conseguir, pois no último domingo foram questões de metros para conseguir o feito logo no início da temporada.

Como em corridas só vale quando passamos a linha de chegada...aguardemos as próximas corridas.

Eu torço para que cada um dos corredores da Run For Life atinja seus objetivos. Por isso que eu adoro correr em grupo.

Agora você escolhe: quer ser limitado ou quer ir além...

*Texto do jornalista e corredor Arnaldo de Sousa

Um comentário:

Nilton disse...

O limite e não ter limite, dentro do seu limite.
Resumindo, não existe um limite para melhorar, o importante é respeitar os limites do corpo, que com disciplina e treino, os resultados aparecem naturalmente.